Top

As máquinas e seus improváveis concertos: O Grivo abre mostra individual na Galeria Nara Roesler

O duo mineiro de artistas O Grivo, formado por Nelson Soares e Marcos Moreira, abre exposição individual na Galeria Nara Roesler. Além de obras criadas especialmente para a mostra, o trabalho tem quatro instalações sonoras e um vídeo. A visitação vai até 8 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 11h às 15h.

O trabalho da dupla gira sempre em torno de sonoridades: relação entre as máquinas e a imprevisibilidade; engrenagens e botões interagindo com a acústica do ambiente e gerando concertos irreproduzíveis.

Dentre as obras criadas especialmente para a mostra na Galeria Nara Roesler, está Quatro Discos. Segundo a dupla, o trabalho traz a ideia de repetição de uma sequência sonora, como numa caixa de música. A fabricação das peças que compõem a instalação se deu numa oficina caseira, de forma artesanal, contendo as marcas da imperfeição da mão. “O que cabe ressaltar é que, apesar de todas as imprecisões, a obra é precisa no que se refere à repetição da sequência. As imperfeições se repetem milimetricamente, no movimento maquinal do disco”, conta Marcos Moreira.

O Grivo já participou da Bienal de São Paulo, da Bienal do Mercosul e expôs em Gijón (Espanha) e Londres (Inglaterra). Fundada em 1989, a Galeria Nara Roesler é uma das principais galerias de arte contemporânea brasileiras.

Mais de Cultura