Top

A transformação de Jarbas Homem de Mello em Carlitos

Aulas de slackline, circo, patinação. Dedicação durante sete dias por semana, nove horas por dia. Parece rotina de atleta, mas foi a preparação de Jarbas Homem de Mello para atuar em “Chaplin, O Musical” como a figura central. “Precisei descobrir as habilidades que ele tinha para entender como isso funcionava no corpo dele”, explica ele, que posou para um ensaio exclusivo para o Site RG.

Além de preparo físico, Jarbas também viu todos os filmes (ao todos são 81) do Carlitos várias vezes e leu todas as biografias que encontrou. “Eu comecei a assistir aos filmes lendo a biografia para entender por que ele fez cada obra dentro do contexto histórico, político e da vida dele. E descobri que os filmes são completamente biográficos”, revelou.

Tamanha entrega deu certo: “Para minha surpresa, quando comecei a ensaiar, vi que meu corpo já respondia como Carlitos. Percebi que ia funcionar a estratégia que eu criei”, conta ele, que se dedica ao personagem desde setembro do ano passado.

Desde a estreia, em maio, o público e a crítica têm sido só elogios. Não poderia ser diferente. Além de ser uma montagem inédita (não é adaptação do musical da Broadway), conta a história de um dos maiores nomes do cinema de todos os tempos, que ainda desperta enorme curiosidade entre as pessoas. “O que mais as surpreende é o poder de superação do Chaplin. O pai morreu alcoolatra, a mãe foi internada em um hospital psiquiátrico. Aos 9 anos, ele estava nas ruas de Londres com o irmão mais velho cuidando dele”, resume Jarbas.

Contribui também para o sucesso da peça o fato do brasileiro gostar cada dia mais de musicais. “É um gênero que o publico adora. É muito caro porque emprega muita gente, e o ingresso tem um valor alto por isso, mas as pessoas pagam porque gostam muito”, explica Jarbas, que é otimista em relação ao gênero no Brasil. Com talentos como ele, nós também somos…

Serviço
Charles Chaplin, O Musical
Theatro NET SP – Rua Olimpíadas, 360 – Itaim Bibi – Shopping Vila Olímpia – 5 piso
Qui e Sex 21h | Sáb 18h e 21h30 | Dom 18h
Ingressos aqui

Créditos ensaio
Fotos: Alex Santana
Styling: Tracy Rato
Beleza: Mary Saavedra

Mais de Cultura