Top

SP receberá exposição sobre Nirvana, em 2016

Por André Aloi

Depois de Jimi Hendrix, será a vez do Nirvana ganhar uma mostra trazida ao Brasil por meio da plataforma Rock Exhibition, uma série anual de exposições dedicadas ao universo da música. Foi criada pelo Instituto Dançar em parceria com uma marca de tecnologia e o Experience Music Project (EMP) Museum.

Nos Estados Unidos, a exposição “Nirvana Taking Punk to the Masses”, que chega a São Paulo no próximo ano, foi criada em abril de 2011, em Seattle, na sede do museu. “Conta a história desde o surgimento do hardrock e punk, quando os caras ainda eram adolescentes até a morte de Kurt Cobain“, conta o curador das duas exibições, Jacob McMurray.

No acervo do museu americano, há muitas roupas, guitarras, entre outros itens que mostram um lado mais humano de cada membro da banda, como Kurt, Kris Novoselic e Dave Grohl. “Meu item favorito da expo é uma guitarra, a primeira que Kurt destruiu num palco. Foi numa festa de Halloween, em 1998, da Universidade Evergreen State”, explica o curador.

Segundo McMurra, a importância dela na mostra se deve ao fato de Kurt tê-la destruído em um show para no máximo 100 pessoas, quando eles nem eram conhecidos. “Havia muita paixão ali”, explica, dizendo que não era algo como Jimi Hendrix ou The Who. “Eles só tinham lançado ‘Lovebus’, seu primeiro single”.

Ainda não há detalhes do que vem ao Brasil, mas, segundo RG apurou, a exposição deve ser um pouco maior da que a de Hendrix, em exposição no Terraço JK, que tem em torno de 140 peças, separados em 14 alas.

Mais de Cultura