Top

“Não preciso de cara nenhum me dizendo sim ou não”, dispara a artista trans Nomi Ruiz

Por André Aloi

Nomi Ruiz é uma das participantes do Video Music Festival, que toma conta, neste fim de semana (dias 6 e 7 de junho), do MIS, em São Paulo. A artista trans, ex-vocalista do Hercules and Love Affair, mostra ao público, em primeira mão, o clipe da música “Down Low”, que estará no seu próximo CD como Jessica 6, “The Capricorn”, que será lançado no segundo semestre.

Influência até para Madonna, em “MDNA” (2013), a cantora americana explica que já sofreu muito preconceito por conta de sua condição. “Há os que se negam a trabalhar comigo porque eles não entendem que uma mulher transgênero possa ter espaço no mercado mainstream”, explica. “Ou não querem trabalhar comigo porque acham que vão ficar marcados e como os outros vão olhar torto pra eles”.Apesar disso, ela encontrou seu espaço na música e diz seus fãs são muito fiéis. “Não preciso confiar em um cara sentado na ponta de uma mesa, dizendo sim ou não para mim”.

Ela diz que é “ótima” essa visibilidade que artistas como Laverne Cox (atriz do seriado “Orange is The New Black”) e, mais recentemente, Caitlyn Jenner (do clã Kardahian) dão ao assunto. “Houve um tempo que parecia que o mundo não queria que existíssemos e agora não tem escolha: têm que encarar que merecemos os mesmos direitos, e sermos amadas como qualquer outra pessoa”.

E quem não encara com naturalidade a particularidade de cada um, Nomi tem um recado: “Sinto que não há escolha no compasso da vida, que está sempre em movimento. Aqueles que não seguirem esse movimento, se tornarão irrelevantes e serão deixados para trás”, opina.

MAIS SOBRE A ESTREIA

A estreia do vídeo antecede o lançamento no YouTube e será marcada por uma performance durante a exibição da videoarte de Tim Goosens. “Amo a ideia de estrear um clipe de forma offline. Todo o mistério no entorno dos CDs foi despido (por causa da internet), o que nos dá a oportunidade de ser mais criativos no lançamento. Nós, artistas visuais, nem sempre temos a oportunidade de ver nosso trabalho em uma grande tela em um teatro, estamos tão acostumado a ver nossos vídeos nos nossos laptops”.

NOVO CD

Nomi, ou Jessica 6 como ela se apresenta com esse novo projeto, vem trabalhando com diferentes produtores para o novo álbum. “Produtores de Dance de quem eu sou fã há algum tempo”, conta. Ela compôs as músicas num curso de três anos. “Escrevi 30 músicas com vários produtores e escolhi as que senti que eram mais fortes e conseguiam entregar a mensagem que queria passar”. Entre os nomes do trabalho que ela denomina como obscuro, emocional, eletrônico, e uma mistura de pop com dance music, há produções de Thodoris Triantafillou, CJ Jeff, Eli Escobar, Rampa, &ME, Dim Vach e Olga Kouklaki.

SERVIÇO
Valor: Gratuito
Para conferir a programação, clique aqui

Mais de Cultura