Top

Conheça os principais destaques da Bienal de Veneza

Na última terça-feira (05.05), começou a edição 2015 da Bienal de Veneza, o evento de arte mais aguardado do mundo. Sob a batuta do nigeriano Okwui Enwezor, o evento tem foco nas questões raciais e obras africanas.

A lista de artistas traz os brasileiros Sonia Gomes, conhecida por sua obra delicada e técnica do bordado; André Komatsu, Antonio Manuel e Berna Reale, no pavilhão brasileiro. Tamar Guimarães, brasileira radicada em Copenhague, que terá uma das suas obras expostas no pavilhão belga.

Entre outros nomes da lista estão a performer cubana Tania Bruguera, – mantida em prisão domiciliar em Cuba desde o final de 2014 por fazer uma performance na Praça da Revolução – e Gulf Labor, responsável por denunciar abusos aos operários em obras.

Além disso, o artista plástico Vick Muniz criou um barco de jornal de 14 metros de comprimento que está ancorado em frente ao Palácio Brandolini. A Lampedusa é uma embarcação de madeira adesivada com papel jornal criada para protestar contra a morte de milhares de imigrantes que tentaram atravessar o Mediterrâneo e busca de uma vida melhor na Europa.

Mais de Cultura