Top

Documentário “De Gravata e Unha Vermelha” discute padrões de gênero

Estreia nesta quinta-feira (07.05), nos cinemas do Rio de Janeiro e São Paulo, o documentário “De Gravata e Unha Vermelha”, dirigido por Mirian Chnaiderman. O longa trata sobre sexualidade: homens que se tornam mulheres, mulheres se tornam homens.

O filme mostra como o brincar com a roupa e a aparência vai adquirindo contornos inusitados, inclusive na construção do próprio corpo. Dudu Bertholini, que se define como alguém que não é determinado pelo feminino ou masculino na escolha de roupas ou seu jeito de estar no mundo, é o âncora do documentário.

O documentário recebeu o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio de 2014 e também foi exibido no Festival É Tudo Verdade no mesmo ano. Foi inspirado no cartunista Laerte, que faz tiras diárias no jornal Folha de S.Paulo e aos sessenta anos passou a se apresentar como uma mulher, para quem, as unhas pintadas e a maquiagem são elementos fundamentais.

Além de Bertholini e Laerte, foram entrevistados: Ney Matogrosso; Rogéria; João Nery (primeiro transexual brasileiro); Johnny Luxo; Candy Mel (da Banda Uó); Letícia Lanz (presidente da Associação Brasileira de trânsgênero); Eduardo Laurentino (designer de chapúes); Walério Araújo (estilista); Bianca Exótica (hostess na noite paulistana); Elke Maravilha etc.

Mais de Cultura