Top

Aos 82 anos, morre diretor e apresentador Antônio Abujamra

Antônio Abujamra morreu, aos 82 anos, na manhã desta terça-feira (28.04). O diretor e apresentador da TV Cultura estava dormindo em sua casa. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Abu, como era conhecido, era diretor de teatro, ator e dramaturgo. Deixa os filhos André e Alexandre, e dois netos. As informações sobre o local do velório e o sepultamento ainda não foram divulgadas.

PERFIL
Abu nasceu em Ourinhos, no interior de São Paulo, em 13 de setembro de 1932. Filósofo e jornalista, com formação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), tinha um humor crítico. Na década de 60, fundou o grupo Decisão, com base na técnica brechtiana para o teatro político. O trabalho encerrou-se com o AI5. Desde então, comandou mais de 150 montagens e, a partir de 1987, passou a subir nos palcos.

Abujamra foi diretor na TV Tupi, emissora na qual se destacou também como ator. Trabalhou em “Divino Maravilhoso” e “Colagem”, mas também passou pelo SBT, Bandeirantes, Manchete, Globo e Record.Com mais de 60 anos de profissão, começou a trabalhar na TV Cultura em 1971. Abu dirigiu infantis como “Vila Sésamo” e desde 2000 está à frente do “Provocações”.

Mais de Cultura