Top

Em SP, exposição da americana Nina Chanel Abney aborda questões raciais

Por André Aloi

Pense em questões raciais, cultura pop, política, fofoca de celebridades, sexo, literatura e jogue tudo isso num liquidificador. Pincele os temas com personagens fortes e muitas tintas coloridas. Assim é o trabalho da artista americana Nina Chanel Abney, que mora em Nova York, e está no Brasil fazendo uma residência artística na Galeria Rabieh (Al Gabriel Monteiro da Silva, 147).

A exposição individual, com curadoria de Simon Watson, abre as postas nesta quinta-feira (09.04), às 20h. Em conversa com RG, a artista falou que quer saber logo qual vai ser a reação do público brasileiro ao seu trabalho. Mostra o resultado de seu trabalho no Brasil, em que passou um mês criando oito grandes paineis e seis colagens menores sobre papel em um estúdio em Boiçucanga, no litoral norte de São Paulo.

Com inspirações declaradas, ainda, nas pinturas e colagens das décadas de 70 e 80, as cores vibrantes têm um porquê. “Uso as claras porque os assuntos são delicados, às vezes pesados, e isso ajuda a clarear um pouco”. A combinação vai além, segundo ela. “Pode ser sobre música, como Jay-Z e Kanye West. Trato minha arte como um músico que compõe uma música. Uso os elementos como samples”, afirma, dizendo que canaliza seus sentimentos tanto para dar fluidez quanto escolher as cores que vai pintar.

No Brasil, Nina – cujo nome composto, Chanel, foi dado a ela por sua mãe em homenagem à diva Coco, de personalidade forte – se inspirou no grafite de São Paulo, na arquitetura e urbanismo da cidade, além é claro do ar praiano da cidade que visitou por quase um mês nessa sua residência.

Se depender das críticas internacionais, como o do “Huffpost” e a da revista “W”, que desde 2008 já dava conta de seu talento, ela pode deixar de lado esse frio na barriga. “É claro que há pressão. Tenho de fazer algo legal toda vez, mas eu aceito como um desafio, que me impulsiona a fazer algo melhor sempre”.

Quando vai pintar, ela afirma que nunca sabe o que vai sair antes de começar. “Sempre me inspiro pelas notícias que vejo, algo que está acontecendo no momento”. Para se inspirar, RG indicou que ela conhecesse o Beco do Batman, na Vila Madalena, e esperamos que dê tempo… Ela volta aos Estados Unidos na próxima segunda-feira (13.04).

Mais de Cultura