Top

Conheça Baleia, a banda que abre o festival Lollapalooza Brasil

Por André Aloi

Neste sábado (28.03), Baleia vai encarar uma difícil missão: abrir os trabalhos no festival Lollapalooza, que acontece até domingo (29.03), no Autódromo de Interlagos, sendo a primeira atração a se apresentar no palco SKOL, em São Paulo. Exatamente às 12h05, a banda carioca canta. Para curtir, leve protetor solar! Os portões abrem às 11h.

RG conversou com um dos vocalistas, Gabriel Vaz (cobrindo o rosto na foto), que falou sobre a emoção de estrear em um megafestival. “A gente está muito feliz, ansioso, com certeza. Mas também confiante. Na verdade, quer que tudo corra bem porque o tempo é muito corrido, precisa estar tudo organizado”, explicou.

“A gente está muito feliz, é o nosso maior momento. Nada que se compare a esse tipo de emoção de tocar em um festival gigantesco para muita gente… Uma expansão muito grande”, comentou, dizendo que a banda é muito fã de St. Vincent (que toca às 17h, no palco AXE). “Ela toca mais pro final da tarde, vai dar tempo de vê-la”.

No setlist do show de sábado, Vaz adianta que haverá a versão de “Tardei”, de Rodrigo Amarante, e Noites de Temporal/Little by Little (mix de Dorival Caymmi com Radiohead). “A gente quer fazer o que sabe, da melhor maneira. Não tem tempo pra despirocar muito, o show é rápido, a produção corrida, vamos tentar fazer o melhor possível”.

Com um CD no catálogo, “Quebra Azul”, e um EP, “Ao Vivo No Maravilha8”, lançados de forma independente em 2013, e algumas versões de músicas, o frontman disse que é difícil que façam um setlist diferente do que estão acostumados. “Vai ser um pouco mais roqueiro, mais intenso”.

Compondo material para um novo álbum, que deve ser lançado ainda este ano também de forma independente, a não ser que consigam um contrato “liberal” com um grande selo, o vocalista diz que estão seguindo por um caminho “bem legal”. No entanto, é difícil falar sobre referências porque os membros são todos muito diferentes.

Mas uma das influências é da americana Tune-Yards. “Uma das coisas que está mais ditando o caminho do novo disco são as versões ao vivo do anterior. Porque na hora de transpor para o palco, a gente deu uma pegada diferente, certa simplicidade para as músicas”. O grupo é composto por Cairê Rego (baixo), David Rosenblit (piano), Felipe Ventura (violino e guitarra), João Pessanha (bateria), além dos irmãos Gabriel e Sofia Vaz (vocal).

As faixas que eles tratam como gênero pós-mimimi para evitar rótulos são a coqueluche da neo-MPB com letras que falam sobre cotidiano: a privacidade de estar em casa, memórias emotivas de um quebra-mar, um amor perdido, entre outras amenidades verborrágicas. Sempre carregadas de emoção, têm uma sonoridade bastante marcada pela cadência orquestrada dos instrumentos, com pitada jazz canção e toques nada convencionais, como violino e acordeão .

Apontada como promessa do cenário musical, para conhecer mais é possível ouvir o som no canal dos caras no Soundcloud, além das plataformas de Streaming Rdio, Deezer e Spotify. Play!

https://soundcloud.com/baleiabaleia

Mais de Cultura