Top

Thiago Pethit abre intimidade em livro fotográfico financiado por fãs

Por André Aloi

Todo rockstar que se preze já quis ficar hospedado numa suíte do Copacabana Palace, seja pelo glamour da piscina, para dar uma festa no quarto ou pela convincente vista ao mar. Thiago Pethit usou a aura do icônico hotel como uma das locações de uma viagem íntima pelo Rio de Janeiro com a fotógrafa Vivi Bacco, que vai se transformar no livro “Unfocused”, editado por Erika Palomino. Será lançado com a ajuda dos fãs, por meio de financiamento coletivo.

“Eu sempre quis ter um registro desse tipo, como os Rolling Stones nos anos 70”, explicou o cantor a RG, falando do trabalho do fotógrafo Gered Mankowitz. “ A locação ajudou a gente entrar nessa brincadeira. (O processo) foi bem maluco: primeiro tínhamos essa liberdade de dividir o quarto e a cama e, aos poucos, fomos ficando mais à vontade”, disse ele, que foi acompanhado por Vivi durante 10 dias em outubro de 2014. A escolha do Rio de Janeiro como cenário, entre hotéis, praias e o Arpoador, foi aleatória.

“A gente se deu liberdade para dividir essa perseguição”, comentou ele, explicando que uma das séries mais legais foi a do próprio Copacabana Palace. “Acordei sendo fotografado de ressaca pela Vivi. É uma série que expõe a cama do hotel suja de champanhe, abajur derrubado, eu de ressaca”, lamenta, ressaltando a intimidade artística como o melhor do projeto. “Foi divertido e foi um trabalho ao mesmo tempo” .

Vivi considera este um processo de imersão. “Gosto muito de fazer, e há tempos produzo. Thiago é um personagem muito interessante, e que me surpreendeu pelo nível de entrega, o que resultou em uma grande qualidade estética. Esse formato é sempre imprevisível, já que não existe um roteiro. É o mais fascinante do processo”, emendou a fotógrafa.

OLHO CLÍNICO
Responsável pela edição das fotos – que chegaram em suas mãos em vários cartões de memória, polaroides e revelações (feitas com uma câmera Hasselblad) -, a jornalista Erika Palomino entrou no projeto de “palpiteira”, como ela gosta de brincar, mas a escolha final não foi difícil. “Quis fazer uma edição fresca, não estava tão preocupada em dar uma unidade porque existem linguagens diferentes. Como editora, gosto de misturar tudo, é uma maneira mais moderna”, ressaltou.

Erika também falou que a simbiose de Vivi e Thiago foi imediata e crucial para o projeto. “Desde o começo, eles queriam passar um tempo juntos, fotografando. Pensaram em fazer um ensaio, mas quando viram que o trabalho tava fluindo, se isolaram, ficaram imersos um no mundo do outro, sem falar com ninguém. Essa intensidade é o coração do processo. Talvez essa seja a unidade”, argumentou.

Há cliques na piscina do hotel, imagens panorâmicas, outras na rua, na praia e até nu frontal do artista numa pegada artsy. “Traz tendências, é bacana. Diferente do que está rolando no mercado porque não é um fanzine, é um livro de fotografia de arte, com tratamento sofisticado, papel especial”. Com 104 páginas, o formato é 210x294cm em papel Munken Lynx Rough em gramatura 120grs.

Entre as fotos preferidas de Erika estão um clique da piscina, vista do alto: “tenho vontade de ter ela ampliada, gigante. É muito legal”. Outra de suas preferidas é uma em que ele está debaixo da mesa. “Transmite um pouco essa linguagem do trabalho, é uma imagem inesperada, e mostra esse lado da irreverência do projeto, dessa brincadeira, o momento de um rockstar fazer uma foto brincalhona”.

CROWDFUNDING
A jornalista explica que o financiamento coletivo foi uma maneira jovem e moderna, além de manter total controle sobre a obra. “Como é um trabalho que eles decidiram compartilhar com as pessoas, é um jeito contemporâneo de desenvolver o trabalho e combinava bastante com essa ideia de lançamento. Porque é de forma ágil e você pode ter controle total sobre o conteúdo porque não tem uma editora falando o que pode ou não entrar”, pontuou.

Para colaborar, os fãs podem desembolsar valores a partir de R$ 65 no Catarse, que dão direito ao livro – quando for publicado.

Mais de Cultura