Top

Aos 90 anos, morre Inezita Barroso; velório acontece na Assembleia de SP

Morreu neste domingo (08.03), a apresentadora e cantora Inezita Barroso, vítima de insuficiência respiratória. Aos 90 anos, ela estava internada desde o dia 19 de fevereiro no hospital Sírio Libanês, em SP.

Ela é reconhecida como a mais antiga e importante expressão artística da música caipira no País.

O velório de Inezita acontece até 16 horas na Assembleia Legislativa do Estado. Depois, o corpo segue para o Cemitério Gethsêmani, onde ela será enterrada às 17h.

HISTÓRICO
Apresentadora do programa “Viola, Minha Viola” na TV Cultura, Ignez Magdalena Aranha de Lima nasceu em São Paulo em 4 de março de 1925. O nome artístico foi criado aos 25 anos, quando ela juntou seu apelido de infância ao sobrenome do marido.

Formada em Biblioteconomia na Universidade de São Paulo (USP), a artista foi pesquisadora da música caipira brasileira. Pelo seu trabalho, recebeu o título de doutora Honoris Causa em Folclore pela Universidade de Lisboa.

Na TV, sua história se confunde com a do início da TV Record, quando foi a primeira cantora contratada. Passou pela extinta TV Tupi e outras emissoras, até chegar à Cultura. Na rádio, teve programas na Record, USP e Cultura AM. Neste última, apresentou por 10 anos o programa diário “Estrela da Manhã”.

Mais de Cultura