Top

RG já viu: Mube recebe exposição sobre Mario Lago, em São Paulo

Por André Aloi

Sob olhar atento de Mario Lago Filho, RG acompanhou os últimos ajustes da exposição sobre a vida e obra de seu pai (1911 – 2002), em São Paulo, antes de abrir as portas nesta quinta-feira (26.02), no Mube (Museu Brasileiro da Escultura). “Agora falta pouquíssima coisa, cheguei ontem (segunda, 23.02) à tarde, agora tem um detalhe ou outro faltando”, explicou o curador.

A grande novidade da mostra são textos inéditos do autor e dez poemas musicados por artistas contemporâneos, como Lenine, Arnaldo Antunes, Roberto Frejat, Acyr Marques, Arlindo Cruz, Isabella Taviani e o próprio filho de Mario. “É loucura minha. Peguei os textos dele, mandei para um monte de gente que eu sabia que ele gostava, que fizeram as músicas. Ficaram maravilhosas, muito lindas”, elogiou Lago Filho.

A escolha desses artistas tem a ver com manter Mario Lago vivo, passar seu legado adiante. “Eu quero que as pessoas me falem ‘você é um velho’, que eu não entendo a poesia do meu pai”, comentou, destacando que as obras ultrapassam a barreira das gerações. “Esse coroa era f*da”, diz, esperando comentários sobre as faixas. “Se fosse em formato de poesia, eles (os mais jovens) não iam se interessar ou nem passar da segunda linha”.

Lago Filho elogiou o trabalho da equipe do Mube, afirmando que não precisou fazer nenhuma objeção sobre o processo criativo. “Papai era muito chato. O dia que falei que ia fazer tudo isso aqui, ele resmungou. ‘Não adianta, reclamar, que eu vou fazer’, disse a ele”, relembrou. O resgate começou no aniversário de 70 anos do pai, e foi coroado no centenário, em 2011. “As pessoas acham que você é apenas ator e você não é só isso”, acrescentou.

NA TV
RG soube, em primeira mão, que o documentário sobre a vida de Mario Lago, dirigido por Marco Abujamra e Markão Oliveira, estreia no Canal Brasil em 16 de março, com reprise no dia 22, às 18h. O longa de 94 minutos também chega no próximo mês ao serviço on demand NET NOW.

PARA CONHECER
A mostra, que trata da relação de Mario com a capital paulista, reúne depoimentos de Lima Duarte, uma apresentação histórica de Roberto Carlos em seu especial na TV em 1991, quando cantou “Amélia” com Mario Lago, e trechos do documentário do advogado, ator, autor, compositor e militante político.

Além de fotos com Hebe Camargo, Fernanda Montenegro e Tarcísio Meira, uma linha do tempo conta sua história, como o começo de sua carreira nas rádios Bandeirantes e Panamericana, da qual é um dos fundadores. Patrocinada pela Souza Cruz, tem coordenação e produção executiva de Mariana Marinho, pesquisa de Daniel Ferreira e Pedro Paulo Malta.

SERVIÇO
Exposição Mário Lago no MuBE
De 26 de fevereiro a 22 de março
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h
Avenida Europa, 218, Jardins, São Paulo
Entrada Franca

Mais de Cultura