Top

Exposição de Ron Mueck bate recorde da Pinacoteca

A exposição do artista Ron Mueck em São Paulo, que ficou aberta entre os dias 20 de novembro de 2014 e 22 de fevereiro de 2015 na Pinacoteca do Estado, bateu todos os recordes de público. Ao todo, foram 402.119 visitantes – número que supera as marcas de 330 mil da Fundação Cartier em Paris, os 300 mil do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e os 180 mil visitantes da Fundação Proa de Buenos Aires.

A exposição também bateu o recorde do próprio museu. Até então, a expo mais vista havia sido Auguste Rodin, Porta do Inferno, que foi aberta ao público em 2001 e foi visitada por  300 mil pessoas.

Concebida pela Fondation Cartier pour l’art contemporain e com curadoria de Hervé Chandès e Grazia Quaroni e patrocínio do Bradesco, as esculturas de Ron Mueck foram admiradas por mais de 1 milhão de pessoas em seu tour internacional. Em São Paulo, a fila para vê-las chegou a demorar cerca de 5 horas.

“80% do público visitante nunca tinha vindo ao museu antes. Esta exposição contribuiu para desmistificar a ideia de um museu sagrado e antigo, apresentando-o como um espaço acessível, vivo, dinâmico e interativo”, diz Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca.

Mais de Cultura