Top

15 rejeitados pelo Oscar

por Priscilla Gonçalves

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deu algumas bolas foras nas indicações ao Oscar, não só neste ano, mas em outras edições. Algumas atuações que entraram para história não foram reconhecidas, diretores que fizeram o melhor filme foram ignorados…RG listou, então, as 15 maiores “rejeições” do Oscar. Vem ver a lista!

Leonardo DiCaprio – 4 indicações e nenhuma estatueta
É só falar em rejeição no Oscar que todos já se lembram de Leonardo DiCaprio. O ator foi indicado quatro vezes à premiação por “Gilbert Grape“, “O Aviador“, “Diamante de Sangue” e “O Lobo de Wall Street“, mas não colocou a mão na estatueta. Azar ou implicância?

Ben Affleck – Melhor Direção por “Argo”
Em 2013, Ben Affleck levou sete indicações da Academia pelo polêmico “Argo”, que venceu na categoria Melhor Filme. Todos ainda se perguntam qual o motivo de Ben Affleck não ter sido sequer indicado a melhor diretor. O ator deixou mais do que claro que não é só um rostinho bonito de comédias românticas.

“Laranja Mecânica” – 4 indicações = 4 rejeições
“Laranja Mecânica” teve quatro indicações à estatueta em 1971, mas não levou nenhuma para casa. “Operação França”, de Willian Friedkin, varreu os prêmios daquela noite e deixou o público bem surpreso com o resultado. Stanley Kubrick bem que merecia ter sido lembrado pelo seu lendário filme. Essa é uma das maiores “bola-fora” da Academia.

Alfred Hitchcock e seu “Psicose”
Alfred Hitchcock é dono de grandes clássicos do cinema como “Os Pássaros” (1963), “Janela Indiscreta” (1954), “O Homem que Sabia Demais” (1956) e “Psicose”, mas apesar de ser indicado pela Academia cinco vezes como melhor diretor, nunca conseguiu um Oscar. Isso também é válido para o seu suspense “Psicose” que nem sequer foi lembrado pela Academia.

Robert De Niro e Jodie Foster em “Taxi Driver”
“Taxi Driver” é considerado o melhor filme de Martin Scorsese, mas passou longe de vencer o Oscar. Foi indicado em quatro categorias; melhor filme, ator, atriz coadjuvante e trilha sonora. Não levou nenhuma. Nem De Niro convenceu a Academia.

Matt Dilon em “Crash-No Limite
Quem ouve falar do filme, logo se lembra da atuação incrível de Matt Dilon. Ele foi indicado na categoria Melhor Ator Coadjuvante, mas ficou chupando o dedo.

Sobre o Oscar 2015

Sai Ellen Degeneres entra Sean Patrick Harris
A bola fora do Oscar 2015 já começa pelo mestre de cerimônia escolhido. Não que Sean Patrick não tenha competência, mas o Oscar ficava mais gostoso com o bom humor de Ellen Degeneres. Até “self” saiu na última edição. Será que Sean é tão carismático assim?

Ava DuVernay e David Oyelowo por “Selma
“Selma” é um dos favoritos ao Oscar 2015, mas a diretora Ava DuVernay  e  o protagonista David Oyelowo não foram lembrados pela Academia na hora das indicações. A polêmica foi tanta que tem gente dizendo por aí que este é o Oscar mais branco em muito tempo

Amy Adams em “Grandes Olhos”

Será que a Academia enjoou da Amy Adams? Se tivessem indicado a ruiva por “Grandes Olhos”, seria a sexta indicação ao Oscar e a terceira consecutiva. A atriz venceu o Globo de Ouro pelo filme e só. É uma pena…

–  David Fincher por “Garota Exemplar”
“Garota Exemplar” bem que poderia ter tido mais indicações ao Oscar 2015, inclusive o diretor David Fincher deveria ter sido lembrado nas hora das escolhas. Será que é por causa do Ben Affleck?

Jennifer Aniston por “Cake”
Jennifer Aniston ganhou uma bela oportunidade de mostrar a que veio em Hollywood e fez direitinho a lição de casa. A atriz deixou de lado toda a vaidade para dar vida a uma personagem problemática em “Cake”. A Academia adora um sacrifício pela arte, mas este caso parece que foi uma exceção.

Clint Eastwood e Angelina Jolie – Sem indicações para Melhor Direção
Tudo bem que Angelina Jolie ainda é novata quando o assunto é direção, mas Clint Eastwood bem que merecia ter sido lembrado por “Sniper Americano”, né?

Jake Gyllenhaal em “O Abutre”
Sai Jake Gyllenhaal entra Bradley Cooper por “Sniper Americano”. Quem acompanha o Oscar, ficou indignado com o fato da Academia ter lembrado de Cooper e deixado Gyllenhaal de fora. Sua atuação em “O Abutre” merecia pelo menos uma indicação.

 

Mais de Cultura