Top

Aos 101 anos, morre artista plástica Tomie Ohtake

Por André Aloi

Aos 101 anos, morreu nesta quinta-feira (12.02) Tomie Ohtake. As causas da morte ainda não foram divulgadas pelo hospital Sírio Libanês, onde ela estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

RG apurou que o velório será aberto ao público nesta sexta-feira (13.02), da 8h às 14h,  no Instituto que leva seu nome, em Pinheiros, em São Paulo. Depois, haverá uma cerimônia de cremação reservada à família.

A artista plástica teve uma parada cardíaca na terça-feira (10.02), quando passou mal e sofreu uma broncoaspiração. Ela estava internada desde o último dia 2 por causa de uma pneumonia.

TRAJETÓRIA
Única filha e caçula em meio a seis irmãos, Tomie Nakakubo nasceu em Quioto, no Japão. Chegou ao Brasil em 1936 para visitar um irmão, mas por causa da Segunda Guerra Mundial, permaneceu em São Paulo, onde casou-se. Do relacionamento, nasceram Ricardo e o arquiteto Ruy.

Educada para ser dona de casa, com quase 40 anos começou a pintar e desenvolveu um lado abstrato, sempre marcado pelas cores fortes. Além disso, a artista especializou-se em gravuras e grandes esculturas. Seu instituto foi inaugurado em 2001 e funciona como centro cultural e dedica-se a exposições contemporâneas, em São Paulo.

Este ano, Tomie ganhou um documentário em sua homenagem, dirigido por Tizuka Yamasaki.

Mais de Cultura