Top

Cinema de Nicolas Philibert será exibido no CCBB, em SP

A Mostra “O Cinema de Nicolas Philibert” toma conta do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), São Paulo, de 11 a 23 de fevereiro. Com curadoria de Fábio Savino, o especial terá 8 longas, que englobam o início da carreira do cineasta até o seu último filme, rodado em 2012.

A exibição traz para o público a obra de Nicolas Philibert, expressivo documentarista da atualidade. Um dos destaques da programação é o filme “Ser e ter” (2002), longa que levou o cineasta a alcançar o reconhecimento do público na França e em festivais internacionais. O documentário retrata uma escola rural na França onde os alunos, entre 4 e 11 anos, são todos educados pelo mesmo professor, Sr. Georges Lopez.

Outros destaques são “Nénette” (2o1o), “De volta à Normandia” (2007) e “A estação de rádio” (2013), o segundo foi exibido no festival de Berlim de 2013 e ainda inédito em São Paulo.

Em 1975, Nicolas Philibert foi assistente de direção de René Allio em “Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão”, baseado num crime local descrito em livro pelo filósofo Michel Foucault. Trinta anos depois, Philibert retorna à Normandia para reencontrar estes atores de ocasião, personagens da vida real. O resultado é o documentário “De volta à Normadia” (2007).

Com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Francês,  todos os filmes serão exibidos em 35 mm com legendas eletrônicas. A programação completa pode ser encontrada no site do CCBB.

SERVIÇO

Mostra “Cinema de Nicolas Philibert”
De 11 a 23 de fevereiro (exceto dia 15, Carnaval)
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Classificação livre
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia)

 

Mais de Cultura