Top

Regina Duarte fala sobre a exposição “Espelho da Arte – A atriz e seu tempo”

Por Priscilla Gonçalves

A trajetória da carreira de Regina Duarte pode ser conhecida em seus mínimos detalhes através da exposição “Espelho da Arte – A atriz e seu tempo”, em cartaz no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. A atriz comemora 50 anos de carreira em 2015 e ganhou uma homenagem   do fã e amigo de mais de 20 anos, Ivan Izzo. O artista plástico retrata a história de Regina em ordem cronológica, dividida por décadas e permite que o público conheça os cenários, figurinos e fotos de bastidores de novelas queridas pelo público.

“Cada novela é uma página em branco, uma nova proposta,uma nova mulher. Me espelho em figuras que vejo na rua, no ônibus, na feira e pego detalhes de cada uma. Até hoje, toda estreia é um pânico”, revela a atriz.

Na exposição, cartas de fãs para Regina decoram parte da entrada. Tem até um mini cinema (com pipoca e tudo!), que exibe os filmes gravados na carreira, incluindo o longa argentino”O Homem do Subsolo“, do diretor Alberto de Mendonza, que nunca foi exibido no Brasil. À frente, uma parede decorada com ferro velho em homenagem a personagem Maria do Carmo de “Rainha da Sucata“. Outro detalhe  interessante da mostra é o molde de gesso usado para envelhecer o rosto da atriz na minissérie “Chiquinha Gonzaga“.

Quem quiser matar as saudades dos mais famosos folhetins de Regina, poderá rever alguns trechos que são exibidos nos corredores da expo, como é o caso da novela “Por Amor”, trama de Manoel Carlos, protagonizada por ela e pela filha Gabriela Duarte. ” Contracenar com Gabriela é um dupla emoção. Além de filha, ela é uma atriz maravilhosa. Você percebe a emoção nos olhos dela em todas as cenas”, destacou.

O artista plástico Ivan Izzo conseguiu reunir preciosidades em um lugar só, coisa que só quem é fã de verdade saberia fazer.Um mural de fotos no final da exposição mostra todas as contribuições da atriz para o teatro, cinema e tv e deixa claro que a carreira de Regina se funde com a própria evolução da teledramaturgia nacional.

“Completo meus 50 anos em grande estilo. Está tudo aqui, inclusive meus últimos trabalhos como diretora no teatro. Tenho que agradecer ao público que está comigo sempre. Tudo o que eu tenho, eu devo a eles”.

 

“Espelho da Arte – A Atriz e Seu Tempo”
Quando: De 11/01 a8/02  – De terça a sábado, das 11 às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h
Onde: Shopping JK Iguatemi
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi, São Paulo
Quanto: entrada gratuita

 

 

Mais de Cultura