Top

Trancoso tem exposição de mastros sagrados

Por André Aloi

Para celebrar São Sebastião – uma das festas populares de Trancoso, que acontece no próximo dia 20 -, réplicas dos mastros sagrados mais emblemáticos que já ficaram hasteados em frente à igrejinha estão agora em exposição na Casa das Festas, no Quadrado, até quinta-feira (15.01). A intenção é que a mostra seja permanente.

Na exibição do artista plástico Valquito Lima, dá para ver e tirar foto com o mastro de Elba Ramalho, por exemplo. Cheio de desenhos em formato de coração, ele celebra o amor, remetendo à música “Bate Coração”. Tem o tradicional de São Sebastião, com as cores dourado, verde e vermelho – que lembra a bandeira da Itália. Entre outros, tem ainda um feito para a artista Joana Vieira, com as famosas casinhas do Quadrado.

Para quem nunca visitou Trancoso, RG explica: os totens são trocados ano a ano em uma celebração – com direito a almoço, alvorada (busca pelo totem na selva), procissão etc. – e ficam expostos em frente à famosa igrejinha. As pinturas (chamadas também de estampas) têm a ver com o ano que Trancoso passou e com o festeiro da vez, que é a pessoa que banca a comemoração em determinado ano.

Cada mastro é uma promessa, um voto. Quando você banca a festa, no ano seguinte, quando ele é cortado, derrubado, ele é seu. Pode virar objeto de decoração. O ritual da troca desses famosos mastros sagrados tem origens africana, indígena e europeia porque têm, respectivamente, tambores, sacrifício a uma árvore, e procissão com imagens de santo.

A arte de pintar essas peças em madeira vem de família. O artista plástico Valquito Lima aprendeu com os avôs: Hermelino Lima e Licínio Alves. São mais de 50 anos de tradição. Com ele, essa habilidade já caminha para 12 anos de profissão. “Na adolescência já ajudava meus avôs a pintar as cores, depois fui ajudando a pensar nos temas”, detalhou.

Os totens do ano passado tinham a ver com as casinhas coloniais do Quadrado e com a Copa do Mundo. Os próximos terão inspiração em estampas de abadá porque os festeiros são ligados ao Carnaval e micaretas. Se estiver por Trancoso, não deixe de conferir a mostra.

SERVIÇO
Exposição dos mastros sagrados
Local: Casa das Festas, no Quadrado
Artista: Valquito Lima
Funcionamento: até 15.01, a partir das 16h às 22h.

Mais de Cultura