Top

Com mostra de Iemanjá, Joana Vieira abre ateliê em Trancoso

A artista Joana Vieira abriu seu ateliê 2015, neste domingo (28.12), no Quadrado, em Trancoso.

A novidade é uma instalação com as imagens de Iemanjá em tamanho grande que ela deu um toque feminino às peças do ceramista João José Calazans Luz Filho – ou apenas Calá, como é conhecido. O espaço funcionará durante todo o Verão.

A aproximação dos dois aconteceu de forma natural. Amigos há anos, ela está construindo uma casa na fazenda de Calá, na Praia do Espelho, e tiveram um estalo: agora é a hora. “Os materiais dele são bem naturais e têm aspecto primitivo. Aí dou uma atualizada, brilhos, colares e a riqueza que Iemanjá tem”, explicou.

Calá foi até o ateliê de Joana, em São Paulo, e juntos desenvolveram as formas das imagens. “É só o comecinho, a primeira leva. Vamos fazer maiores”, disse ela, entregando que há possibilidade de fazerem formas de outros orixás. A ideia inicial era fazer em gesso, mas o escultor sugeriu fazer de barro.

Segundo Joana, a espiritualidade em si é algo muito forte no Brasil. “É um povo de fé, o brasileiro é um povo que acredita, tem sua ligação com a religião. Aí fui querendo contar essa história”.

Além do ateliê em Trancoso, ela abre nesta segunda-feira (29.12) uma pop-up store com mescla de trabalhos dela, de Calá e uma coleção de roupas brancas, desenvolvida pela mulher de Calá, a Silmara, na Praia do Espelho.

Mais de Cultura