Top

Filme polonês é o favorito ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

O filme “Ida“, do polonês Pawel Pawlikowski têm sido muito elogiado pela crítica e se tornou o favorito a levar a estatueta de “Melhor Filme Estrangeiro”, no Oscar 2015. O longa-metragem já arrebatou mais de 40 prêmios e está entre os finalistas do Globo de Ouro.
Antes do lançamento, Pawlikowski trabalhou dez anos no projeto para apresentar uma trama diferente do formato que o público está acostumado. Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo“, o diretor explica mais sobre as técnicas usadas: “Sentia falta de um mundo mais simples, com menos palavras, menos cor, menos barulho, menos movimento.’Ida’ é um tanto hardcore em termos de formato, Então, é claro que foi surpresa. Eu nem achava que os americanos iam assistir”, confessou.
“Ida” traz a história da noviça Anna (Agata Trzebuchowska), uma jovem que está prestes a fazer seus votos para se tornar freira e antes disso resolve visitar a única família restante por insistência da Madre Superiora (Halina Shocynska). Anna visita então, a tia Wanda, uma mulher mundana e defensora do Partido Comunista, que revela todos os segredos do passado da sobrinha. A jovem noviça é, na verdade, Ida, uma judia que teve a família morta pelos nazistas. Após a revelação, ambas resolvem ir atrás do real desfecho da história da família.

Mais de Cultura