Top

Paulo Borges assina show de Alice Caymmi que vai virar DVD e documentário

Filmagens serão rodadas no Teatro Itália nesta quinta e sexta, em São Paulo

Por André Aloi

A cantora carioca Alice Caymmi grava seu primeiro DVD (com show e documentário), nesta quinta e sexta-feira ( dias 11 e 12.12), no Terraço Itália, na capital paulista. No bônus, ainda haverá o clipe de “Homem” (sob diração de Dácio Pinheiro), rodado em uma boate dentro de um dos edifícios mais altos de São Paulo. Com direção musical de Diogo Strausz, o segundo show é aberto ao público e tem ingressos à venda.

A direção geral e concepção do espetáculo é de Paulo Borges – conhecido por suas incursões pelo universo da moda, como idealizador do SPFW e do Fashion Rio. “No ensaio, fazendo os últimos acertos, vejo muito da contribuição dela. Não sei mais se é direção minha ou se é atuação dela. Foi tudo muito orgânico, ela se joga mesmo”, destacou ele. Há pouco mais de um mês, eles nem se conheciam: “rolou sinergia”, explicou o fato de terem se conhecido apenas na semana de moda paulistana por intermédio do DJ Zé Pedro, dono da Joia Moderna – gravadora que lançou o primeiro CD de Alice. Foi ele, inclusive, que indicou a cantora para o desfile da Llas.

Na conversa com RG antes da estreia, Borges teceu muitos elogios à neta de Dorival Caymmi, falando não só por causa do DNA “maravilhoso”, mas porque, em sua opinião, ela se preparou culturalmente para assumir essa herança. “Acho a Alice uma artista muito corajosa tanto pelo discurso quanto imagem, estética, exposição cênica. Ela é uma atriz cantando. Se envolve dentro das nuances que dizem respeito à canção. Ela tem uma energia incrível, é uma menina (porque tem apenas 22 anos), é atriz, compositora e cantora com talento raro”.

O espetáculo é mais do que só um show, segundo ele. “tem horas que o som da música é predominante e outras que concentra uma energia muito fechada nela, e dramatiza a interpretação”, explicou. O cenário é uma caixa de LED de alta definição. Os vídeos, assinados por Richard Luiz (da Protótipo Filmes) dão ritmo ao ato único. “Esses vídeos vão interagindo com os objetos de cena, intervenções teatrais”. Há um cavalinho de carrossel. “Misturamos o lúdico e o infantil, mas também misturo carrossel com poledance”, explicando que em um dos momentos o palco se transforma em pista de dança.

Com roupas assinadas por Walério Araújo e João Pimenta, a escolha do primeiro foi muito em função do “espírito” dela, mezzo clubber mezzo Rock’N’roll. Depois, ele sugeriu o estilista masculino. “Pensei: não posso colocar um designer que vá perder essa ‘sujeira’ forte. Mas ela tem esse lado fantasia, que gosta. Não podia colocar uma Glória Coelho ou Reinaldo Lourenço. Tinha que ser uma pessoa que entendesse esse universo, mas que brincasse com o fetiche, essa coisa meio noturna”. No ano passado, na apresentação ‘Dorivália’, show composto por repertório de clássicos do avô, ela já tinha colar de banana, penas, peruca colorida.

No novo show, ela começa o espetáculo contínuo (com duração de 57 minutos) vestindo roupa inspirada nos orixás e cantando a faixa-título do CD, “Rainha dos Raios”. Então, ela se despe em cena e fica com um macacão multiuso com uma saia sobreposta, que a acompanha até o fim da apresentação. Os complementos são asas com penas negras e cartola. Ela também tem o apoio de dois atores, que formam seu corpo de baile. Entre as trocas de roupa, veste uma instalação que parece uma gaiola fluorescente e termina o show vestida de homem – como sugere a canção. A turnê deve começar a rodar o país entre abril ou maio do ano que vem.

SERVIÇO
Alice Caymmi apresenta “Rosa dos Raios” em São Paulo
Sexta-feira (12 de dezebro), às 21 horas
Local: Teatro Itália (Avenida Ipiranga, 344 – Edifício Itália, Metrô República)
Classificação etária: 18 anosl
Capacidade: 276 lugares
Preços: de R$40 (meia entrada) a R$ 80 (inteira)
Bilheteria do teatro: De terça a domingo a partir das 15 h até a hora do espetáculo

Mais de