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Indo à feira: Art Basel Miami desbrava a arte moderna

Evento flerta com a moda e tem recorde de galeristas do Brasil

Por Kênya Zanatta, da Harper’s Bazaar

Cerca de 270 galerias, 31 países e uma Lady Gaga formam a edição 2014 da Art Basel Miami Beach, feira de arte moderna e contemporânea que acontece entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2014 na Flórida. O ícone pop, “corpo estranho” na descrição acima do evento, surge produzida nos vídeo-portraits de Robert Wilson, guru do teatro de vanguarda, destaque da feira. Gaga assume nas obras as vestes e poses dos protagonistas de algumas das pinturas mais conhecidas do Louvre. A colaboração dos dois artistas resume o espírito do evento.

Irmã caçula da Art Basel, realizada há 44 anos na Suíça, a versão norte-americana ganhou brilho próprio levando a Miami Beach o melhor da produção contemporânea temperado com uma boa dose de glamour. Tanto que a maratona de festas, coquetéis e lançamentos organizados por marcas de luxo e o afluxo de celebridades da moda e do cinema provocam mais comparações com a Fashion Week de Nova York do que com a tradicional feira europeia.

Além das exposições de nomes consagrados e novas apostas do mercado, a Art Basel Miami Beach ultrapassa as fronteiras das artes plásticas, oferecendo ampla programação, que inclui cinema, música, arquitetura e design. O público aprova: em 2013, a feira recebeu 75 mil visitantes em cinco dias.

Com 17 galerias, o Brasil tem, este ano, participação recorde. A galeria Bergamin, de São Paulo, por exemplo, estreia no evento apresentando uma individual do pintor modernista Alfredo Volpi em um novo setor dedicado a projetos ligados à história da arte.

Os museus e coleções de arte do sul da Flórida também aproveitam essa efervescência cultural para organizar grandes mostras. Entre elas, uma individual da brasileira Beatriz Milhazes no Pérez Art Museum Miami.

Como se o calendário já não estivesse suficientemente cheio, neste início de mês, o jornal The New York Times organiza sua conferência anual sobre o luxo pela primeira vez em Miami. Dos dias 1º a 3, convidados do quilate de Diane von Furstenberg e do duo de estilistas Jack McCollough e Lazaro Hernandez, criadores da marca Proenza Schouler, vão discutir as relações entre arte, moda e tecnologia.

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