Renato Junqueira fala com RG sobre a quarta edição do Classic Horse Show, o principal torneio de hipismo do país

Share

Vem aí a quarta edição do Classic Horse Show. O mais importante e esperado evento de hipismo do Brasil acontece nos dias 27 e 30 de novembro na Sociedade Hípica Paulista (SHP), em São Paulo. Com séries nacionais e internacionais, a competição terá 19 provas disputadas em picadeiro coberto com a participação de mais de 300 conjuntos, entre os melhores do país. A série internacional é válida pelo ranking da Federação Equestre Internacional (FEI) e será a penúltima etapa do seleto circuito Hyundai Brasileiro de Sênior Top – que define o Campeão Brasileiro Senior, categoria máxima do esporte. O evento reúne a elite do hipismo brasileiro, como atletas olímpicos, pan-americanos e campeões nacionais. O torneio é idealizado pelo quarteto Renato Junqueira, Marcelo Scafuro, Adriana Feffer Skaf e Gabriela Feffer. Com Renato, conversamos sobre o futuro do esporte e a quarta edição do evento, do qual somos felizes media partner, ao lado de Harper’s Bazaar Brasil.

RG: O que o público pode esperar dessa edição do Classic Horse Show?
Renato Junqueira: Algo novo e inusitado.

RG: Em que momento está o Classic Horse Show?
RJ: Em sua quarta edição, com a parte esportiva e o pilar central, plataforma de relacionamento, já completamente consolidados, o Classic Horse Show inova os eventos equestres, tematizando suas edições. Este ano, o tema será cultura, transformaremos o grande picadeiro coberto da Sociedade Hípica Paulista, com dimensões de 65m x 75m, em um grande teatro, nominado “THEATRO CLASSIC HORSE SHOW”, para os melhores atletas do país fazerem suas apresentações.

RG: Quais as grandes mudanças do evento, desde o seu início até aqui?
RJ: O evento está mais maduro e audacioso. Nosso foco inicial era construir uma forte plataforma de relacionamento e esportiva. Continuaremos sempre com esses propósitos, porém já atingimos esse objetivo e investiremos também em entretenimento. A cada edição, toda verba arrecadada foi revertida para o próprio evento. Temos sempre como objetivo nunca repetir a cara do evento anterior, investimos muito em cenografia e este ano será um grande desafio, pois construiremos algo extremamente ousado e audacioso.

RG: Um esporte considerado de elite pode se tornar popular no Brasil? Qual a sua proposição?
RJ: Acredito que, para popularizar, é preciso levar até as pessoas o conhecimento sobre o tema. Me lembro que estava em um estádio de futebol, em um jogo do Corinthians, e um jogador perdeu um gol feito e em seguida marcou; o cara que estava ao meu lado, e que eu desconhecia, logo após o gol marcado disse: “Esse jogador parece o Baloubet de Ruet, refuga e depois ganha.” Achei fantástica a resposta, ele certamente não era do mundo hípico e se referia à eliminação do Baloubet em Sidney – e à posterior medalha de ouro em Atenas. O Baloubet, com toda divulgação, se tornou popular. Acredito que, com bons eventos, títulos e divulgação, a popularização será inevitável.

RG: O evento promove ações de cunho social?
RJ: A cada ano, fazemos uma ação diferente, já fizemos parceria com a Cruz Verde, com a escola Mario de Andrade e com a Ecoterapia Free.

RG: Qual o cavalo mais importante que se apresentará no evento?
RJ: Todos os principais cavalos do país estarão presente no evento, pois fazemos parte do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top, que é disputado em nove etapas – de onde sairá o campeão brasileiro.

RG: O cavalo transforma o dono ou vice versa?
RJ: Com certeza; o cavalo é mágico, contagia, acalma, equilibra o interior das pessoas. Também os cavalos de cada cavaleiro costumam ter o mesmo estilo, ou seja, o cavaleiro também passa para o cavalo seu jeito de ser.

RG: Como lidar com os humores dos cavalos?
RJ: Com muita calma e sabedoria.

RG: Você monta há quantos anos? O que te motivou?
RJ: Há 38 anos. Comecei com 5 anos de idade, montando na fazenda. Venho de uma família de fazendeiros, tenho o cavalo no sangue. Meu pai era um apaixonado e me incentivou muito, aos 6 anos me colocou na escola de equitação da Sociedade Hípica Paulista e nunca mais parei.

RG: Por onde começar a praticar o esporte?
RJ: As escolas de equitação são sempre as mais recomendadas, por possuírem boa infraestrutura e bons profissionais. Eu particularmente sou fã da Sociedade Hípica Paulista.

RG: Quais os prognósticos do Brasil para as Olimpíadas?
RJ: O Brasil fez um ótimo papel nos últimos jogos mundiais equestres, que aconteceram na Normandia, neste ano. Ficamos em quinto lugar a uma falta apenas da medalha de bronze. Já foi um ótimo começo para sonharmos com uma medalha olímpica.

Para mais informações, acesse www.classichorseshow.com.br
Acompanhe o evento pelo Facebook e Instagram (@classichorseshow).

Serviço:
Classic Horse Show – 4a edição de 27 a 30 de Novembro Quinta-feira, 27 de Novembro – das 17:00 às 20:00
Sexta-feira, 28 de Novembro – das 12:00 às 22:30 Sábado, 29 de Novembro – das 10:00 às 21:15 Domingo, 30 de Novembro – das 8:30 às 16:30
Sociedade Hípica Paulista Rua Quintana, 206 Brooklin Novo – São Paulo
Entrada Franca

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024