Top

Os últimos lançamentos da Apple já estão à venda por aqui – e RG foi conferir

Quando tamanho é documento: o iPhone 6 e iPhone 6 Plus são maiores e melhores

por Laura Zúñiga

Em 2007, com o lançamento do iPhone, a Apple reinventou o celular. Em 2014, com o lançamento dos iPhones 6 e 6 Plus ela se superou. Com a maior tela da evolução dos iPhones (são 138,1mm no iPhone 6 e 158,1mm no iPhone 6 Plus) e com o menor peso de todos (129g e 172g, respectivamente), os aparelhos são agora também tablets, ou fablets.

Eles estão mais bonitos e fáceis de manusear. São mais finos, leves, lisos. Mas o que interessa é o funcionamento, e neste quesito, eles não decepcionam: estão muito mais rápidos. O chip A8 processa 64 bits e o wi-fi também está bem mais ágil. Sua bateria dura 50% mais do que a versão anterior e o sistema operacional é o iOS 8 – a maior atualização até agora.

O iPhone 6 e o iPhone 6 Plus são semelhantes em vários aspectos, e uma que eu adorei foi o “reachability”: tocando duas vezes no home button, a informação toda da tela desce até a metade, para facilitar o manuseio. Esse recurso é principalmente útil no iPhone 6 Plus, com sua tela grande.

O que mais me encantou com esses novos aparelhos foram as mudanças na câmera. Agora chamada de iSight, esta pequena gigante é coisa de cinema. São 8M com resolução de retina HD. Isso faz os 2M da primeira versão do iPhone parecerem brincadeira de criança.

Uma novidade apenas do iPhone 6 Plus é o estabilizador óptico de imagem. Por ter mais espaço interno, suas lentes se mexem dentro da câmera, acompanhando o objeto da foto. É possível fazer fotos e vídeos em movimento sem comprometer a estabilidade, e de quebra, parece que você está filmando com uma steadicam. O resultado é realmente impressionante.

Para os selfiemaníacos, a boa notícia é que agora é possível tirar fotos mais ‘profissionais’; a câmera dá uma noção espacial melhor, aumentando o campo retratado. E quem curte fotografar panorâmicas, agora essas fotos têm 43M de resolução, ou seja: a definição é muito maior; dá para fazer fotos dentro da foto!
Em termos de apps que vêm no iPhone, uma adição que vai dar pano pra manga é o Health, aplicativo de saúde que vem zerado, pronto para ser personalizado. Você inclui seu nome, idade, medidas etc, e o programa traça seu perfil esportivo, calorias gastas, tipo de esporte praticado (caminhada, corrida, escalada etc). Ele se conecta com o Nike Run, por exemplo. Já visualizo devotos desse app em poucos meses.

Ah, e para quem envia e recebe vários arquivos por email, agora não precisa mais se preocupar com a extensão do arquivo. Os novos aparelhos visualizam anexos de email em zip e tiff também.

É possível fazer tudo nesses aparelhos, desde controlar os gastos domésticos até gravar um filme em HD em time lapse ou em câmera lenta (120 qps ou 240 qps), com imagens que parecem ter sido tratadas em um editor de imagens. O único problema que eu vejo para a Apple agora é descobrir como melhorar ainda mais seu telefone. Steve Jobs ficaria orgulhoso.

Mais de Cultura