Top

Filme sobre Joãosinho Trinta chega aos cinemas em breve

RG bateu um papo com o diretor Paulo Machline sobre os detalhes da cinebiografia que estreia em 13 de novembro…

Por Priscilla Gonçalves

A história de Joãosinho Trinta, um dos maiores carnavalescos deste país, finalmente chega às telas dos cinemas no próximo dia 13. Em “Trinta”, Mateus Nachtergaele dá vida ao artista e mostra ao público o período inicial da carreira de Joãosinho com sua ida ao Rio de Janeiro, suas apresentações como bailarino clássico e a estreia como carnavalesco.

O diretor do longa-metragem, Paulo Machline, contou à RG como surgiu a ideia de fazer a cinebiografia: “Conheci a história de Joãosinho Trinta quando li um artigo do Carlos Heitor Cony que revelava todos os detalhes da trajetória dele. Me encantei e procurei saber mais sobre o carnavalesco”, revela.

Na época, Machline estava na França envolvido em outro projeto. Quando retornou ao Brasil, não teve dúvidas: foi logo atrás de mais histórias sobre o carnavalesco e ninguém melhor para contar do que o próprio artista. “Procurei Joãosinho assim que voltei e ele me recebeu muito bem. Logo disse: ‘Liga a câmera’ e, a partir daí, contou tudo sobre a sua vida”, confessou.

Foram mais de 60 horas de entrevistas e depoimentos não só do carnavalesco, mas de gente ligada à vida dele de alguma maneira. Com o material em mãos, Paulo teve a ideia de montar não só um longa-metragem, mas também um documentário intitulado “A Raça Síntese de Joãosinho Trinta”, apresentado no Festival de Cinema do Rio, em 2009.

Ao lado de Mateus Nachtergaele, Paolla Oliveira atua como a bailarina clássia Zeni; Milhem Cortaz como Tião; Fábrício Bolivieira como Calça-Larga. O elenco dá um show de talento e promete levar muita emoção ao público. Não perca de jeito nenhum!

Mais de Cultura