Top

St. Vincent puxa a onda de mulheres que comandam o rock independente

Conheça a cantora e guitarrista e outros nomes da música que estão com tudo!

Por Lúcio Ribeiro, da Harper’s Bazaar

Se um E.T. caísse na Terra e, de alguma forma, se interessasse por música contemporânea, ao olhar a atual cena norte-americana ele iria achar que rock é coisa de mulher. Um considerável time de ladies, líderes de bandas, grandes instrumentistas, letristas e/ou compositoras musicais, como St. Vincent, Jenny Lewis, Angel Olsen, Sharon van Etten, Zola Jesus e Lana Del Rey, faz bonito em vendagem de discos, festivais, programas de TV e rádio nos EUA e na Europa.

E, nessa onda de festivais internacionais que têm sacudido o Brasil, dificilmente deixaremos de vê-las por aqui num futuro bem próximo.

Uma dessas mulheres peculiares, em especial, tem uma presença marcante e feitos notáveis para quem, há poucos anos, era backing vocal de uma banda indie desconhecida. Annie Clark, mais conhecida pelo nome artístico St. Vincent, 31 anos, fora a voz deliciosa, é guitarrista incrível. Seus movimentos no palco são teatrais, e os cabelos e os figurinos a transformam em figura magnética. Para muito além da música que toca, é impossível tirar o olho dela.

Folk-fofura
St. Vincent é só a ponta do movimento que enche a música independente de mulheres. Que o diga Sharon Van Etten, cantora e guitarrista que decolou nos EUA com o lançamento de seu quarto álbum, Are We There, no final de maio. Nick Cave e os caras do The National são fãs declarados da moça.

Outra bela do rock que levou o folk para o indie, a cantora Angel Olsen é mais uma daquelas que faziam backing vocal e só. Mas já está no segundo disco (o álbum Burn Your Fire for No Witness), e suas canções de amor pintadas de rock sujinho são de machucar.

Já Jenny Lewis, conhecidinha por ter banda (Rilo Kiley), uma dupla com o namorado (Jenny and Johnny) e ter atuado no seriado SOS Malibu, tem ido longe com seu terceiro álbum, The Voyager, lançado no final de julho de 2014. Ela tirou o movimento rocker feminino dos meandros indies: seu álbum não só chegou ao top 10 dos mais vendidos como virou o disco de vinil mais consumido dos EUA.

Mais de