Top

“De Menor” chega aos cinemas e levanta discussão sobre temática social

Diretora Caru Alves explora o universo juvenil e cria personagens baseados em figuras reais…

por Priscilla Gonçalves

Santos, litoral de São Paulo. Esse foi o cenário escolhido por Caru Alves de Souza, diretora do longa-metragem “De Menor”, que estreia hoje no circuito nacional. Vencedor do prêmio de melhor filme da Première Brasil do Festival Rio 2013, o filme conta a história da jovem advogada Helena (Rita Batata) e o seu dia a dia defendendo crianças e adolescentes que cometem delitos e crimes nas ruas da cidade. A jovem cuida do irmão Caio (Giovanni Gallo), e se vê em uma situação complicada quando o garoto é detido por prática de roubo. A vida profissional e o drama da vida pessoal se chocam durante o filme.

A inspiração surgiu quando a prima da diretora do longa Caru Alves, contava histórias da época em que trabalhava na Defensoria da Vara de Infância e da Juventude do Fórum de Santos. Inclusive o juíz Carlos, interpretado pelo veterano Caco Ciocler, e o promotor Paulo (Ricardo Diaz) foram inspirados em personagens reais.

Mas por que fazer um filme com essa temática? Caru Alves explica a RG: “O cinema brasileiro deve tratar de questões mais urgentes. Existem poucas políticas públicas que pensam na criança e no adolescente. Essa situação de injustiça social me tocou muito e o pior é que algumas pessoas ainda tem um olhar muito equivocado sobre o assunto.”

Quem assistir ao filme, vai perceber que as cenas foram feitas de uma forma bem diferente dos longas tradicionais. A câmera anda praticamente colada na atriz para que o espectador possa ver e sentir as mesmas situações e sentimentos da personagem.

Quanto a polêmica do assunto sobre a redução da maioridade penal, a atriz Rita Batata faz uma observação sobre o tema. “Sou contra a redução. Apesar de o filme não ter esse foco principal, ele sugere que a sociedade tenha um olhar um pouco mais sensível a respeito do assunto, que é muito delicado e deve receber mais atenção dos nosso políticos”, defende  a protagonista.

Discussões a parte, o longa de Caru Alves tem sido muito bem aceito pela crítica. Apesar de jovem, Rita Batata impressiona e segura a trama no mais alto nível até o seu fim.

RG mostra o trailer do longa-metragem e recomenda para o seu final de semana. Play!

<iframe width=”640″ height=”360″ src=”//www.youtube.com/embed/UYLh0YtafZo” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Mais de Cultura