Top

Inhotim inaugura novas exposições esta semana. RG entrega!

Data vai contar com shows de Jards Macalé e Jorge Mautner

Por Matheus Evangelista

Inhotim, em Brumadinho, cidade próxima a Belo Horizonte, vai ganhar mais atrações a partir desta quinta-feira (04.09), e RG entrega aqui os detalhes que ampliam ainda mais um dos maiores centros de arte contemporânea do país. O espaço idealizado, e criado, por Bernardo Paz vai ganhar duas obras de grande porte do filipino radicado em Londres, David Medalla e do tcheco Dominik Lang, uma mostra individual da romena Geta Brătescu e uma galeria permanente do norte-americano Carroll Dunham. A programação também inclui performance exclusiva de Medalla e o show dos músicos Jards Macalé e Jorge Mautner.

O diretor de arte e programas culturais do Instituto, Rodrigo Moura, explica que, nos últimos 10 anos, houve um aumento do interesse mundial pela arte latino-americana e de outras regiões que fogem aos centros hegemônicos de produção. “Esse movimento está muito ligado a uma perspectiva de descentralização das narrativas. Nesse contexto, entendemos que o papel de um espaço como o Inhotim não é apenas colecionar nomes consagrados, mas introduzir outros, menos conhecidos por aqui”, afirma.

Geta, Lang, e David vão ocupar a versátil Galeria Lago, que foi toda reconfigurada para receber as obras do trio. Por lá será possível ver a exposição “O jardim e outros mitos”, de Brătescu, com obras produzidas entre 1960 e 2013; Dominik apresenta “Sleeping City”, com esculturas de bronze produzidas por seu pai, o artista Jiří Lang, durante os anos 1950 e 1960; já Medalla assina “Cloud-Gates” pertence à sua série Bubble Machines – esculturas cinéticas formadas por espuma e criadas pelo artista pela primeira vez na década de 1960.

RG mostra as novas obras na galeria acima. Agora é só se programar e aproveitar o passeio artsy. Se joga!

Mais de Cultura