por Jeff Ares
O BuzzFeed é aquele site que, no Brasil, se notabilizou por suas listas nonsense, tipo “17 coisas bizarras que os russos estão acostumados a comer”, e por aí vai.
Conheci a Alice Suh, diretora global de comunicação do BuzzFeed, que veio ao Brasil para o YouPix. Aqui, ela me falou dos planos do site e tal. E me apresentou à Manuela Barem, editora do site no Brasil. Aqui, nosso papo, sobre o fenômeno, que tem 150 milhões de unique visitors por mês pelo mundo, 75% deles do tráfego das redes sociais. Metade tem entre 18 e 34 anos.
Ela fugiu de umas perguntas… mas tá valendo : p
RG: Oi Manuela. Quantos acessos vcs têm?
Manuela Barem: Ainda não podemos divulgar números oficiais dos nossos acessos, mas posso dizer que os compartilhamentos nas redes sociais, principalmente no Facebook, são numerosos e temos posts que já ultrapassaram um milhão de visualizações, como este post que fiz sobre acessórios que meninas brasileiras usaram nos anos 90.
RG: Quantos acessos vocês querem ter?
MB: Também não temos um número pré-estabelecido, mas queremos chegar ao número máximo de usuários de internet brasileiros possível. O BuzzFeed ama o potencial do Brasil no uso das redes sociais, por isso se instalou aqui.
RG: Quantas pessoas trabalham na redação daqui?
MB: A redação começou com três pessoas e neste mês estamos ampliando para cinco pessoas.
RG: O que faz o sucesso do site aqui? Formato ou conteúdo?
MB: Ambos, formato e conteúdo, são responsáveis pelo sucesso do site no Brasil. As pessoas amam consumir informação em listas, isto tem tudo a ver com a rapidez da internet e com o jeito como as pessoas interagem com o conteúdo hoje em dia – as listas geram esta espécie de interatividade. Já o conteúdo tem sido muito bem recebido por causa dos temas populares, que vão de nostalgia, televisão e humor aos assuntos polêmicos do dia nas redes sociais. A ideia é falar e refletir a identidade da cultura brasileira no site.
RG: No Brasil, vocês têm uma linha editorial mais puxada pro fun, certo? Vocês pretendem seguir também uma linha editorial mais séria?
MB: O humor é uma marca forte do BuzzFeed Brasil, sim. Isto porque o brasileiro é muito piadista e gosta de compartilhar este tipo de conteúdo nas redes sociais, rindo tanto das celebridades, quanto de si próprio. Já fizemos posts do tipo “coisas que só quem tem raízes suburbanas vai compreender”, onde listamos coisas como a capa de crochê para o liquidificador, que certamente alguém já viu na casa de uma tia, avó ou na própria casa. Ao mesmo tempo, você encontra no site posts mais sérios, abordando temas como assédio sexual no metrô, e voltados para o estilo de vida, tecnologia e acontecimentos históricos nacionais. No momento, estamos planejando uma cobertura especial sobre as eleições, que vai desde o humor, até posts com teor educativo sobre o papel do eleitor e reportagens especiais.
RG: Tem alguma lista que você gostaria de fazer mas não teve coragem?
MB: No momento, não me lembro de algo que eu tenha tentado fazer e não fiz. Geralmente eu e a equipe executamos tudo o que vem à cabeça. Nosso filtro é apenas tentar não agredir ninguém, não ser preconceituoso ou injusto com alguém ou alguma causa, por exemplo.
RG: Qual a lista mais vista na história do BuzzFeed Brasil?
MB: Acabei citando lá em cima, essa aqui.
RG: E a menos vista?
MB: Ótima pergunta! hahaha. Não sei qual é a menos vista ainda. Preciso fazer um levantamento para descobrir porque esta pode ser uma informação bem interessante.
RG: Quais os próximos planos do BuzzFeed no Brasil?
MB: Os próximos planos para o BuzzFeed Brasil são ampliar a equipe e chegar cada vez mais longe para nos tornarmos um dos sites mais lidos no Brasil, assim como o BuzzFeed é nos Estados Unidos.
Siga a moça no @manubarem