Top

Aos 25 anos, galeria Nara Roesler abre entreposto carioca

Uma das referências do mercado de arte brasileiro ganha filial carioca

por Jeff Ares

Uma das grandes galerias do país, a Nara Roesler chega hoje ao Rio, tomando de assalto a cidade com seu dream team de artistas. São mais 40, entre pop, consagrados e jovens apostas, como Palatinik, Vik Muniz, Antonio Dias, Tomie Ohtake, Rodolpho Parigi, Brígida Baltar, Julio Le Parc… É muita gente, muito peso… a peso de ouro.

O entreposto carioca da marchande ocupará uma casa de 200 m² ali na Rua Redentor, em Ipanema. Entre as metas, a de fomentar o colecionismo local, oferecendo cursos a interessados. O Rio é um mercado em plena expansão, vide o sucesso comercial da ArtRio, cuja próxima edição estea marcada para logo mais, em setembro.

Desde 1989 em São Paulo, a galeria é palco profícuo de diálogos artísticos, mantém estreita relação com contemporâneos latinoamericanos e criou um programa, o Roesler Hotel, para mostras curatoriais onde os trabalhos selecionados – frutos de intercâmbio com galerias e instituições culturais internacionais – não estavam necessariamente à venda. O projeto deve ser levado para a galeria carioca, também.

A primeira mostra em terra nova é de Marcos Chaves. Artista carioca, como pede o bom gosto. “Academia” homenageia o Rio em duas instalações. Se estiver por aí, vá ver.

E bons ventos à Nara.

Mais informações, aqui.

Mais de Cultura