Por Jeff Ares
Para quem gosta das obras perturbadoras do britânico Francis Bacon (1909 – 1992), eis uma imperdível exposição: a partir de 16 de julho, o Paço das Artes, museu ali na Cidade Universitária, apresenta “Italian Drawings”, reunião de 35 desenhos do artista, mantidos por seu último companheiro, o jornalista italiano Cristiano Lovatelli-Ravarino.
Os desenhos são controversos. Foram objeto de um longo julgamento que, por fim, atestou sua autenticidade. Mas dúvidas ainda pairam. Em matéria na Folha de São Paulo, o jornalista Silas Martí conta que “representantes do espólio afirmam que o artista ‘viajou pouco à Itália e não se tem conhecimento sobre desenhos que ele tenha feito no país'”. Os desenhos não são reconhecidos pelo Estate of Francis Bacon, fundação responsável por seu espólio.
Seja como for, os desenhos já foram exibidos em mostras na Itália, Argentina, Chile, Portugal, México, Alemanha, República Tcheca, Taiwan e Inglaterra. Agora o Paço das Artes, séria instituição da Secretaria de Estado da Cultura, os exibe, em parceria com a produtora Mega Cultural, com curadoria de Monika Burian e Serena Baccaglini. Para Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço, “é importante exibir esta série de desenhos de Francis Bacon pelo ineditismo das obras, por ser um tipo de produção artística que problematiza questões do mundo contemporâneo, e por apresentar um novo olhar à obra do artista”.
A entrada é gratuita.
“Italian Drawings” – Francis Bacon
Abertura: 16 de julho de 2014
Encerramento: 7 de setembro de 2014
Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP; tel.: (11) 3814-4832
Horários: Terças a sextas-feiras, 10h às 19h; sábado e domingo, 12h30 às 17h30