Por Jeff Ares
Começou sua dominação fashionista com um blog de street style, quando o street style era apenas uma junção bonita de palavras gringas. Um dos pioneiros, fez fama, virou persona grata em todos os circos da moda. Primeiro nas semanas mais importantes; depois nas periféricas. Hoje até a semana de moda do Suriname quer mandar passagem e hospedagem – nada contra o Suriname, que é força de expressão.
O que difere Yvan das blogueiras de fotos no espelho é que seu interesse por moda é idiossincrático, comportamental… ele se interessa por estilo em contexto. Está pouco a fim de saber quem você é, se tem sobrenome, se sua bolsa vale um carro. Se cocote está mal ajambrada, ainda que com as grifes mais delirantes, ele olha através.
Por força da indústria da moda, Yvan já rodou metade do planeta. Animado, afeito a uma festinha e bonitão, estilo loiro com borogodó, gênero galanteador, ele flana pelos eventos e festas e cocktails e desfiles com a maior desenvoltura, animal social de estirpe. Daí que, estalo!, ao lado das fotos de moda, ele começou a fazer diários de viagem, com sua ótima luz. Uns detalhes, paisagens, cenas… e gente, claro. Amigos do mundo todo e ilustres desconhecidos.
Neste novo livro, Yvan registra 1 ano de sua vida: uma maratona visual por 30 países, 432.044 km, 2 ou 3 países por semana. De Seoul a São Paulo, de Kiev a Batumi (dá um Google pra saber onde fica). Imagens que transcendem a ideia de street style: não é essa coisa de gente da moda inspirando gente da moda. São cidades incendiadas de estilo, onde o “real life inspires real people”.
Forget the catwalk.
A Year in the Life of Face Hunter, da Thames &
Hudson.Lançamento mundial: 25 de março
Preço sugerido: £14.95 www.yvanrodic.com