Top

Hospital 9 de julho: resposta à doação de sangue

Assessoria de imprensa do hospital fala sobre a problemática atual de doação de sangue – incluindo o caso do jovem, que RG relatou nesta quinta (27)

Na manhã desta quinta (27.03), RG contou pra você sobre o caso do Leonardo Uller, jovem homossexual que teve problemas em doar seu sangue no Hospital 9 de Julho, em SP. https://siterg.com.br/news/2014/03/27/sangue-gay-nao/

A assessoria de imprensa do hospital entrou em contato conosco, relatando sobre os atuais procedimentos requeridos  que qualquer um de nós precisa passar para conseguir doar sangue.

Na íntegra, a resposta do 9 de Julho:

“Em relação ao caso do doador Leonardo Uller, o Hospital 9 de Julho informa que as doações de sangue realizadas no banco de sangue que atende a instituição seguem a legislação vigente – Portaria 2712, de 12/11/2013 do Ministério da Saúde.

Com o objetivo de garantir a saúde do receptor e do doador, a legislação determina que todos os candidatos à doação em qualquer banco de sangue passem por uma triagem clínica que envolve uma entrevista individual padronizada, que todo sangue doado seja submetido a testes rigorosos e, se aprovado, seja disponibilizado de acordo com o tipo sanguíneo do paciente.

Ressaltamos que caso seja identificada alguma alteração, o doador é notificado pelo banco de sangue e convocado para, se necessário, repetir os exames e receber orientação médica. A ausência de notificação pelo banco de sangue indica que o sangue está apto a ser doado e o processo seguirá normalmente.

Ressaltamos que o Hospital 9 de Julho é veementemente contra qualquer tipo de discriminação por seus colaboradores ou parceiros e tem como premissas básicas o cumprimento da legislação e o compromisso com a segurança na assistência ao paciente.

O Hospital 9 de Julho informa que já está apurando o caso.

Atenciosamente,

Hospital 9 de Julho”

Mais de