Top

Tudo novo: SILVA lança clipe e fala sobre nova fase

Em entrevista exclusiva para RG, cantor capixaba fala sobre novo disco e fase em sua carreira

Por Eduardo do Valle

É curioso que SILVA tenha escolhido justamente o fim do verão/início do outono para divulgar seu material mais recente, Vista Pro Mar. Isso porque o disco, lançado no último dia 17, vem sendo considerado um disco mais “solar” do cantor capixaba.  E é! Prova disso é o clipe de “É Preciso Dizer”, que acaba de ser divulgado pelo cantor, que bateu um papo exclusivo com RG sobre seu novo momento.

Com direção de Julio Secchin, o clipe foi gravado em preto e branco em passagens como uma praia ou estradas. Parece falar de saudade, de distância. Tudo com uma melodia mais otimista e animada, presente em todo o álbum do cantor.

É um exemplo do que SILVA considerou uma mudança em sua forma de compor. Em Claridão (2012), seu primeiro álbum, ele estava sozinho no processo. Sua atenção estava voltada aos arranjos e na produção – toda feita de seu quarto. Já em Vista Pro Mar, o cantor afirma ter começado pela composição de melodia e pela letra, para depois se preocupar com a produção e com o lançamento, feito pela SLAP, braço independente da Som Livre. Ainda assim, tudo passou pela tutela cuidadosa de SILVA, que não perdeu nenhum detalhe do processo. “Ainda sou meio control freak com o meu trabalho”, confessou.

“Foi uma mudança também pessoal para mim. Estava um pouco enjoado daquele humor mais solitário do primeiro disco”, explica. Vista pro Mar seria reflexo dessa sua abertura. Grande parte do álbum, aliás, foi desenvolvido na Flórida, à beira da piscina, em uma visita a sua irmã. Difícil seria não sair um trabalho ensolarado, começando assim.

Recomeço

Agora, SILVA se prepara para os próximos passos do trabalho com o novo disco. “É Preciso Dizer” é apenas o primeiro de três vídeos que o cantor vem produzindo. E além disso, ainda tem turnê vindo por aí: o show de apresentação acontece nesta terça (25.03), em Vitória, no Teatro Universitário, Ufes. No próximo dia 5 de abril, ele abre os trabalhos do palco Onix, do Lollapalooza Brasil (São Paulo), onde acontecem as aguardadas apresentações de Cage the Elephant, Imagine Dragons e do headliner Nine Inch Nails.

“É uma pressão grande, pois vou estar no festival como atração e como fã. Infelizmente, não vou poder ver todos os shows que queria, mas não posso perder o do Arcade Fire, que eu gosto bastante”, revelou. Depois do Lolla, volta aos palcos em maio. Fugindo do inverno brasileiro, SILVA chega a Portugal para o início do verão por lá. Uma coincidência solar? “De certa forma”, ri o cantor, “mas não esquece que no Brasil é verão o ano todo”.

Play para conferir “É Preciso Dizer”:

Mais de