Por Rosa Moraes
O Rio de Janeiro vai ganhar um restaurante com potencial de entrar para o ranking dos melhores do mundo. É o que se pode esperar com a volta do chef Rafa Costa e Silva ao país, depois de uma década no exterior – foram cinco anos em Nova York e outros cinco na Espanha.
No começo de 2014 , Rafa vai abrir o Lasai – palavra que na língua euskara, falada no País Basco, significa calmamente ou tranquilamente –, seu primeiro empreendimento no Brasil. A proposta: oferecer alta gastronomia a preços razoáveis. Os ingredientes serão selecionados nas duas hortas que o próprio chef está organizando. O que não for possível colher será adquirido com agricultores familiares da região serrana do estado do Rio. A obsessão com a qualidade dos produtos, sempre que possível orgânicos, é a mesma com o restauro da casa de 110 anos, na rua Conde de Pirajá, no Botafogo, onde funcionará o restaurante a partir do ano que vem. Que funcionará apenas no jantar, sob reserva, de terça a sábado. “Serão servidas 44 refeições por noite”, explica Costa e Silva.
O lançamento de uma casa da jovem promessa da gastronomia provoca curiosidade. Seu currículo, de fato, impressiona: depois de completar os estudos no The Culinary Institute of America (2003), em Hyde Park, Nova York, ele permaneceu na cidade e começou a trabalhar no Vong, do chef Jean-Georges Vongerichten. Foram dois anos como aprendiz, sob a batuta do chef Pierre Schutz. Na sequência, Costa e Silva decidiu dar um passo à frente e foi trabalhar no Rene Pujol, um tradicional bistro francês com 40 anos de história em NY, onde logo tornou-se subchef executivo.
Em 2007, Costa e Silva mudou de país e foi trabalhar no restaurante Mugaritz, em San Sebastian (País Basco/Espanha), dirigido por Andoni Luis Aduriz. Nesse mesmo ano, foi promovido a subchef. Em 2010, tornou-se chef do restaurante que, além de deter duas estrelas Michelin, foi eleito, em 2011, o terceiro melhor do mundo pela revista inglesa Restaurant Magazine – Best Restaurant in the World. Antes de deixar o Mugaritz, neste ano, Costa e Silva se tornou o braço direito de Aduriz.
No Mugaritz, Rafa liderou inúmeros projetos. Mais do que isso, passou a proferir palestras e cursos ao redor do mundo e a participar de vários eventos culinários como chef convidado na Argentina, Itália e também aqui no Brasil. Em 2012, durante a Olimpíada de Londres, foi o chef convidado pela Jet Set Sports e Mossimann´s Club, empresa oficial de eventos da família real inglesa, para desenvolver um menu inspirado na cultura e comida brasileiras. Durante quatro dias, no Kensington Palace Orangery, apresentou diversos pratos típicos do Brasil para mais de mil pessoas, a maior parte de estrangeiros.
A partir de 2014, toda essa expertise estará disponível para os cariocas, em especial, e para os brasileiros de passagem pelo Rio. É bom lembrar que a reserva, como você pode imaginar, será fundamental!