por Cacá Di Guglielmo
Listas de fim de ano são um clássico! E eu, como bom amante de música e de novidades, não poderia deixar de fazer a de melhores álbuns de 2013 para os leitores do site RG. Claro que reflete meu gosto pessoal e dei uma bela enxugada, pois o ano borbulhou de lançamentos. Então não estranhe se você sentir falta da sua banda ou cantor preferido. O intuito é justamente mostrar o que está fora do mainstream (apesar de algumas aqui listadas serem bem conhecidas) e aguçar sua curiosidade para bandas que eventualmente não conheça. Então corre, pois o ano ainda não acabou e dá tempo de tirar o atraso.
Enjoy!
*****
Aqui você confere cada uma delas:
1. Disclosure – Settle (aclamado com certo exagero como “a salvação do eletrônico” o duo inglês dos irmãos Guy e Howard Lawrence estreou esse ano com um álbum bem produzido que mistura vocais, bases dançantes e uma certa atmosfera sombria que foi sucesso nas pistas mundo a fora)
2. David Bowie – The Next Day (a volta do camaleão do rock era super aguardada e não decepcionou. Bowie veio com o mesmo pique e qualidade de sempre. Quem é rei nunca perde a majestade)
3. Marsheaux – Inhale (apesar de pouco conhecidas, o duo grego Marsheaux, formado em 2003 pelas amigas Marianthi Melitsi e Sophie Sarigiannidou já está no seu quarto disco e mistura synthpop com rock. Vale a pena conhecer!)
4. Daniel Steinberg – Treptow (batidas quebradas, grooves e uma pitada de minimal…difícil de descrever mas muito bom de ouvir o segundo álbum do alemão Daniel Steinberg)
5. Phoenix – Bankrupt (no quinto trabalho de estúdio, os francês do Phoenix provam que mesmo com o tempo eles não perderam a mão…disco cheio de musicas com cara de hit!)
6. Midnight Juggernauts – Uncanny Valley (referências psicodélicas misturadas com bases eletrônicas e os vocais de Vincent Vendetta, fazem desse uns dos melhores álbuns de 2013…estão numa fase mais madura do que quando fizeram um show por aqui em 2010 no Hot Hot)
7. My Bloody Valentine – m b v (a festejada volta da banda indie/ícone do começo dos 90. As melodias doces envoltas em distorções de guitarras – estilo conhecido como “shoegaze” e que teve no MBV seu principal representante – continuam lindas e intactas)
8. Holy Ghost! – Dynamics (o segundo disco desses nova-iorquinos do Brooklyn é um festival de pop eletrônico bem feito e feliz!)
9. Savages – Silence Yourself (a grande surpresa do ano veio com as meninas do Savage e seu rock com pegada pós punk, quase gótico. Foram as queridinhas dos sites de música em 2013)
10. Cut Copy – Free Your Mind (os australianos do Cut Copy entraram na lista nos 45 do segundo tempo com o lançamento do seu quarto álbum de estúdio agora em outubro. A fórmula continua a mesma: pop eletrônico dançante e agradável aos ouvidos)