Top

Valentino e Giancarlo: Private, no more!

Parceiro de vida e de business de Valentino Garavani há décadas, Giancarlo Giammetti acaba de lançar um delicioso livro de fotos e memórias. RG conversou com o próprio, que nos revela aqui pormenores de uma dolce vitta de glam, over the top

Por Dudi Machado

De Liz Taylor a Elton John, de Madonna a todas as cabeças coroadas do planeta, Giancarlo Giammetti e Valentino Garavani viveram uma vida que é um verdadeiro diário do melhor do glamour e da fama nos últimos 50 anos, pelo menos. Em seu novo e revelador livro, Private, Giancarlo Giammetti mostra tudo isso e ainda conta detalhes muito pessoais de todas as suas relações. A seguir, nosso chat com o próprio sobre essa história toda.

RG: Apesar de ter vivido muito em público, sua vida pessoal sempre foi muito privada. Por qual razão você resolveu fazer esse livro revelador?

GG: Sim, concordo. Foi uma decisão difícil, mas quando o documentário Valentino: o Último Imperador foi lançado, o sucesso foi tamanho, tão bem-vindo e inesperado, que resolvi dividir também alguns desses momentos muito privados. Me senti confortável e encorajado a dividi-los com o público. Valentino e eu sempre fomos muito discretos em nossas vidas, mas hoje em dia vivemos em uma sociedade que divide muito – tem Facebook, Twitter, Instagram – que, na verdade, são canais para abrir um diálogo com os outros, e o livro é sobre isso: dividir.

RG: Percorrendo o livro embarcamos numa verdadeira “viagem” por sua jornada muito glamourosa. Nesse sentido, quais foram os personagens que mais lhe marcaram?

GG: Quando somos jovens tendemos a olhar para os outros e tentar aprender com eles. No começo eram os fashionistas; Diana Vreeland nos ensinou como ser extravagantes mas sempre chiques. Depois vieram os artistas. Com Andy Warhol, por exemplo, aprendemos que arte e fama podem, sim, conviver. Depois foi Jacqueline Kennedy, que nos ensinou como sermos glamourosos e privados ao mesmo tempo. Isso e muito mais…Não paramos nunca de aprender, até hoje.

RG: Você construiu uma “família” extraordinária e mantém até hoje uma relação da vida inteira com Valentino. Qual o segredo de tudo isso?

GG: Com Valentino, no fim o que nos une é mesmo o amor, respeito e apoio mútuo. Somos melhores amigos, irmãos, não interessa a label que você queira colocar, é tudo isso e muito mais. Somos muito abençoados. Eu imagino que Valentino e eu tenhamos crescido seguindo a mesma direção. No livro tem um capítulo chamado de “A Tribo”, ele retrata nossos amigos, com quem viajamos juntos, como uma verdadeira tribo. Amamos nosso pequeno núcleo por razões óbvias, mas sempre existe lugar para novas pessoas. O grupo mais velho sempre fica, somos como uma família que não para de crescer.

RG: Você criou uma magnífica combinação de uma vida glamourosa e um negócio de muito sucesso, qual é a fórmula?

GG: Trabalho, trabalho, trabalho. Com coragem e alegria, sempre. Começamos quando tínhamos 20 anos. Quando o grande sucesso chegou, estávamos prontos para recebê-lo. Muito trabalho não quer dizer que não nos divertíamos, fomos abençoados pelos amigos que tivemos e com o que pudemos trocar e aprender com eles.

RG: O Brasil e os brasileiros estiveram muito presentes por toda a sua vida, o que você contaria sobre eles?

GG: Temos uma família extensa de brasileiros em nossas vidas, Carlos Souza e Charlene Shorto são nossos irmãos. Sean e Anthony, filhos deles, são nossos afilhados. Georgina Brandolini também faz parte dessa família. Nossa querida Lucia Moreira Salles fez parte disso também. Hoje em dia, Andrea Dellal e Sylvia Amelia de Waldner também são grandecíssimas amigas. Todas têm uma beleza incrível e uma energia espetacular. Amamos todos assim como amamos o Brasil.

O papo com Giancarlo Giammetti está na edição #132 de RG, que já está nas bancas, com Paolla Oliveira, Devendra Banhart, Roberto Cavalli e muito mais. Listamos outras coisas bacanas aqui.

Mais de