Por Eduardo do Valle
É tempo de pista. Pista VIP (hehehe), palco e volume. É que a chegada da primavera traz consigo uma ótima safra de shows internacionais ao Brasil. Não por acaso. Com um mercado mais maduro e estruturado, as grandes turnês encontram no país um solo seguro para abarrotar o cofrinho. Melhor pra gente, que ganha uma série de festivais de tirar o fôlego, capitaneados por nomes como Beyoncé, que depois de ser anunciada como headliner do Rock in Rio, confirmou shows em outras quatro cidades.
“Vários artistas aproveitam para ampliar as turnês, fazer shows em mais capitais”, explica Bazinho Ferraz, presidente da XYZ Live, uma das principais produtoras do ramo. Tese endossada por Lucio Ribeiro, do circuito alternativo Popload Gig – que trará Solange, a irmã modernetz de Beyoncé, e os já cultuados The XX. Ribeiro aponta o Brasil como “a maior porta de entrada do showbiz para a América do Sul”.
E vem gente para todos os gostos. A cena mais fiel? O heavy metal. Prova disso é o show do Black Sabbath, marcado para outubro, com todos os ingressos esgotados em poucas semanas. “Estamos pensando em um possível show extra da banda na cidade”, conta Alexandre Faria, o diretor artístico da Time for Fun, responsável pelas apresentações. Mérito de Ozzy Osbourne.
Isto posto, listamos os imperdíveis em nossa galeria. De Florence + The Machine a Lana Del Rey, passando por Ringo Starr e Cat Stevens (sim, os nostálgicos também têm vez!). Agende-se: temporada boa assim não aparece todo ano.