Reza braba: RG entrevista A Banda Mais Bonita da Cidade

Share

Por Eduardo do Valle

Já são dois anos desde que “Oração”, canção d’A Banda Mais Bonita da Cidade, se fez em “Reza Braba”.  Com cinco shows realizados até então, o grupo arrebatou cinco milhões de visualizações no Youtube em menos de três semanas e, repentinamente, seus integrantes tiveram sua vida virada de cabeça pra baixo. Da despretensão dos palcos curitibanos, onde tinham se apresentado somente cinco vezes até então, o sucesso se multiplicou, fazendo inclusive com que seus membros deixassem suas carreiras anteriores de lado para seguirem com a banda.

Hoje, no entanto, a tempestade do início é história – uma boa história, que eles não esquecem – e a trupe de Uyara Torrente, Vinícius Nisi, Rodrigo Lemos, Diego Plaça e Luís Bourscheidt retoma a calmaria de suas vidas. Se engana quem pensa que a Banda parou por aí: os dois anos de shows sempre lotados deram a eles ainda mais gosto pela música, que agora atinge a maturidade enquanto produzem seu próximo álbum, com previsão de lançamento em outubro. E é com esse gosto que eles retornam ao palco paulistano, onde se apresentam, no Mundo Pensante, nesta sexta (26.07), às 23h.

Quem espera “Oração” não vai sair decepcionado. O show ainda é o do primeiro álbum do grupo, feito às pressas via crowdfunding em 2011. Mas eles prometem mais: “Nossa sonoridade evoluiu nos últimos dois anos e temos um repertório maior, incluindo os trabalhos mais recentes”, conta Uyara em entrevista exclusiva para RG. “Não podemos divulgar nosso novo trabalho na íntegra sem o disco na mão, mas estamos muito ansiosos para compartilhar tudo”, continua.  Enquanto não compartilha tudo, que tal compartilhar um pouquinho conosco, Uyara?

RG: Vocês atingiram 200 mil likes em sua página essa semana. Parabéns!

Uyara Torrente: Você viu? [risos] É tudo meio maluco tudo isso. Sabemos que o pessoal curte, temos acesso ao número, mas ainda não sentimos isso no dia-a-dia porque temos as dificuldades de toda banda independente, mas é maravilhoso saber que temos essa recepção.

RG: E os shows, como estão?

UT: O incrível é que mesmo dois anos depois daquele sucesso de “Oração”, os shows continuam sempre cheios. Mesmo em cidades que não esperamos, no interior dos estados, a lotação é sempre grande. Isso não mudou.

RG: Vocês tinham outras ocupações antes de “Oração”. Como ficou? Como está hoje?

UT: Depois de “Oração” tivemos de assumir a Banda como nossa atividade principal. Eu sou atriz e mesmo isso eu tive de deixar de lado. Mas agora estamos voltando aos poucos para as outras. Para nós, é importante estarmos cercados de outros processos, criativamente e emocionalmente. É um respiro para nosso trabalho, mas que só conseguimos ter agora, dois anos depois daquela fase.

RG: Essa fase passou então?

UT: A gente ama “Oração”, eu amo essa fase. As pessoas me perguntam se a gente não cansa de cantar “Oração”, mas eu não canso porque o público ainda devolve aquela mesma energia do início quando tocávamos. Mesmo como atriz, estar em cima do palco vendo isso, é sensacional. Então resolvemos abraçar essa fase, esse sucesso, porque foi isso que nos permitiu transformar o sucesso daquela semana em uma história de dois anos. Mas estamos em uma nova fase, mais madura, talvez.

RG: E isso se reflete musicalmente?

UT: Musicalmente teve uma mudança grande. Até “Oração”, tínhamos feito cinco shows na vida. Depois disso, chegamos a nos apresentar 13 vezes em uma semana. E isso acaba evoluindo nossa sonoridade, nossa percepção. O som está mais maduro, assim como eu, como cantora. E isso se reflete no novo disco.

RG: O novo disco, em que pé está?

UT: Está bem! Estamos fazendo tudo com mais calma, mais paciência. No primeiro fizemos tudo correndo e acabamos incluindo faixas diferentes entre si. Agora, tudo está mais coeso, o álbum em si vai ter uma sonoridade mais integral. E também estamos com mais referências.

RG: Adoramos referências. Quais são?

UT: Que difícil, falar assim. [risos] Vamos lá: Bon Iver foi algo que inspirou muito nosso trabalho. Como cantora, tenho ouvido muito os últimos álbuns de Fiona Apple e Regina Spektor, que estão incríveis. Fico pensando que preciso trazer algo delas para o meu vocal, usar um pouco disso, desses vocais redentores das duas.

RG: E para o show de sexta, vai ter novo álbum?

UT: Você não sabe o quanto estamos muito ansiosos para lançar o novo álbum. Mas isso só pode ser feito depois que estivermos com o disco na mão. Para amanhã vamos estar com nosso show do primeiro álbum, mas com músicas novas e de outros compositores. Estamos, aos poucos, trazendo o novo material para o palco, mas na íntegra mesmo é só em outubro.

RG: E a relação com o público paulistano, como é?

UT: O público em São Paulo é surreal! Todos nossos shows por aí foram sensacionais, com uma energia muito boa. Lembro quando fizemos nosso primeiro show no Studio SP, uma semana depois de divulgarmos “Oração”. Quando subi no palco para cantar a primeira música, o público começou a me acompanhar e eu nem sabia como, porque não tínhamos nem gravado aquela faixa ainda.

RG: Vocês lançaram dois clipes novos recentemente [“Terminei indo” e “Boa pessoa”]. Fale mais sobre eles.

UT: Não são clipes na verdade. Fomos tocar em Buenos Aires e encontramos os meninos da Joy Weekend, que fazem vídeos lindos. Eles nos convidaram para gravar dois vídeos e topamos. Não consideramos nem “Oração” um clipe, para ser sincera, pois não teve produção, ninguém por trás, foi um registro despretensioso.

RG: E vamos ter clipes de verdade no próximo álbum?

UT: Sim, vamos tocar em Roma agora em agosto e na volta devemos gravar nosso primeiro clipe para a música “Feliz da Vida”.

RG
: Vocês estão felizes da vida?

UT: [risos] Sim, nós estamos! Mesmo com as dificuldades que comentei, estamos muito felizes. Conseguimos lançar um material ao lado do [cantor recifense] China, que é algo que já estávamos querendo há um tempo, e estamos fazendo tudo em nosso ritmo.

RG: E o próximo passo?

UT: Lançar o disco! Só isso. Queríamos acelerar o tempo até outubro, mas isso não dá. Se bem que, com o trabalho que temos até lá, isso não deve passar tão rápido.

Serviço:
A Banda Mais Bonita da Cidade
Mundo Pensante – Rua 13 de maio, 825 – Bela Vista
Data: 26/07/2013
Horário: 23h00
Ingressos: R$ 25,00
Informações: (11) 5082-2657
Abertura da casa: 22h

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024