O quadrinho mais lembrado do Brasil de 2012 é um velho conhecido dos brasileiros: o Astronauta, personagem criado por Maurício de Souza, foi o grande vencedor do Troféu HQ Mix, maior premiação brasileira da categoria. Vale dizer que não foi o Astronauta redondo, dos gibis, mas sua adaptação em Graphic Novel, Astronauta: Magnetar, que levou pra casa com prêmios de Edição Especial Nacional, Desenhista Nacional e Projeto Editorial (ao selo Graphic MSP). A autoria do vencedor é de Danilo Beyruth.
Além de Astronauta, The Walking Dead foi um dos grandes vencedores, com duas vitórias (melhor Publicação de Aventura/Terror/Ficção e melhor Roteirista Estrangeiro para Robert Kirkman). A Panini foi a editora com mais troféus, mas o prêmio de Editora do Ano acabou indo para a Nemo.
O prêmio contou com mais de 30 categorias, incluindo em setores acadêmicos, que atingem a totalidade do universo quadrinista brasileiro. A entrega dos prêmios acontece dia 3 de agosto, no Teatro SESC Pompeia, às 17h, em uma cerimônia dedicada aos Três Amigos, de Laerte, Glauco e Angeli.
Abaixo, os vencedores nas principais categorias:
ADAPTAÇÃO PARA OS QUADRINHOS
– Coleção Shakespeare em Quadrinhos – vol. 4 – A Tempestade (Nemo)
DESENHISTA ESTRANGEIRO
– Craig Thompson (Habibi)
DESENHISTA NACIONAL
– Danilo Beyruth (Astronauta: Magnetar)
DESTAQUE INTERNACIONAL
– André Diniz
EDIÇÃO ESPECIAL ESTRANGEIRA
– Pinóquio (Globo)
EDIÇÃO ESPECIAL NACIONAL
– Astronauta: Magnetar (Panini)
EDITORA DO ANO
– Nemo