RG Exclusivo: Reinventando Luiz Calainho

Share

Por Eduardo do Valle

Um olhar desatento sobre Luiz Calainho pode passar uma impressão errada sobre sua personalidade. Entre cifras exorbitantes e labels multinacionais, o nome do megaempresário do entretenimento figura nos noticiários de negócios e economia, acabando por lhe emprestar uma aura corporativista. Não deixa de ser verdade: Calainho é, sim, dono de uma trajetória ousada, tendo recusado posições invejáveis e acordos milionários com grandes corporações e multinacionais. Chega a parecer provocação. No entanto, há 20 anos na indústria do entretenimento, Calainho calou a quem quer que duvidasse de suas escolhas: atualmente à frente da L21 participações, holding com faturamento de R$ 120 milhões anuais, o empresário imprime o nome em iniciativas como as rádios SulAmerica Paradiso e Mix Rio Fm, o selo Musickeria, a Aventura Entretenimento, o portal Virgula.com e a feira ArtRio. Mas ele vai além.

Às vésperas do lançamento de seu livro Reinventando a Si Mesmo – uma provocação autobiográfica, o empresário Calainho se prepara para vir à tona como o homem Calainho: um ser humano otimista, espiritual, conectado à natureza e, acima de tudo, provocador. Ou melhor: autoprovocador. Em entrevista exclusiva ao Site RG, ele falou sobre este lado – não exatamente um “novo” lado, mas um lado desconhecido, individual, inconstante. Lado fundamental à personalidade do empresário Calainho, com sua ousadia, que finalmente explica seu segredo: a reinvenção constante. Reinvenção a que se submete mais uma vez, saindo dos bastidores do entretenimento para ocupar um digno lugar como protagonista público de sua própria história.

***

RG: Você diz, no próprio subtítulo de seu livro, que se trata de uma “provocação autobiográfica”. Você gosta de ser provocado?

Luiz Calainho: Adoro ser provocado! Mas, antes de ser provocado, eu me provoco. E um dos propósitos do livro é que, através das minhas experiências, as pessoas vejam que o grande barato é se provocar, pensar diferente. Há uma tendência do ser humano à inércia: fazer o mesmo de sempre. O propósito do livro é compartilhar as minhas experiências de autoprovocação que resultam ótimos resultados.

RG: Muitas vezes, as pessoas chegam a essa inércia por medo. Do que você tem medo?

LC: De não me provocar. Este processo da pergunta, da provocação, é um processo de risco. É importante que você tenha consciência de que, ainda que encontre alguma coisa que não curta, tudo bem – para melhorar é preciso algum processo revolucionário, e não há revolução sem alguma forma de dor ou sofrimento: não tem jeito.

RG: Mas quem lê sua história em revistas ou na internet não vê essa dor, esse sofrimento: você já deu esse passo em falso?

LC: Com certeza! Caminhos que não funcionaram, direções que não andaram da maneira que a gente gostaria… mas, temos sempre que olhar para os ensinamentos. A gente tem essa capacidade criativa de se colocar em outras vibrações. Aquilo que teoricamente não é bom na vida da gente é, no fundo, uma forma da gente evoluir e buscar crescimento pessoal.

RG: E nesse processo de evolução, reinvenção, qual foi sua reinvenção mais recente?

LC: De três ou quatro anos pra cá, a grande reinvenção da minha vida tem sido espiritual. Eu não sou uma pessoa religiosa, mas sou muito espiritualizado: a minha grande religião é o contato que promovo o tempo todo com a natureza. Meu altar é a natureza. Relaciono-me inclusive com os minerais, com as pedras, com as montanhas.

RG: Vamos falar de negócios? Em sua opinião, o que precisa ser reinventado no entretenimento brasileiro?

LC: Que as empresas, as grandes corporações, compreendam que investir em entretenimento é investir em cultura, e, por consequência, na educação. Isso promove o crescimento do país. Os empresários têm de ter essa cabeça: não dá pra pensar só em si, no lucro pelo lucro, sem dar retorno à sociedade.

RG: Você acha que cultura e entretenimento ainda são entendidos como duas coisas distintas?

LC: É um processo. Cada vez mais se entende que cultura é maior, mais abrangente, e que entretenimento é o que a cultura proporciona: ela entretém. Mesmo uma novela na TV Globo traz eventualmente temas que são importantes, ligados à cultura, à educação. As coisas andam juntas.

RG: Então, o caminho é otimista para o entretenimento?

LC: Não tenho a menor dúvida! Tenho dito por aí: pelo menos até 2020, o Brasil será uma potência cultural. Estou nesse negócio há 20 anos e digo: não há nenhum país no mundo com a capacidade de talentos, artistas e criatividade como o Brasil. Começamos a ver investimento nesta área – uma coisa bem planejada, estruturada, executada. Tudo isso associado ao crescimento e aos grandes eventos que o Brasil sediará, não deixa dúvida: a perspectiva não pode ser mais otimista.

RG: Você sempre esteve nos bastidores do mundo do entretenimento, promovendo, organizando, executando. Com o livro, é a sua vez de ser protagonista, de aparecer. Bastidores ou protagonista: qual posição você prefere?

LC: Sinto-me confortável nos dois. Tenho muito prazer em tudo o que eu faço. A onda do livro pra mim é isso: acabamos de entrar na Era de Aquarius, que é uma era muito mais amorosa, propensa à mudança, à reinvenção. Então eu me coloquei na posição de protagonista, mas o que eu quero fazer é compartilhar minha experiência com as pessoas.

RG: Sobre o livro, que ponto você destaca?

LC: Eu destaco o capítulo “Orgulho”, onde eu proponho que é absolutamente fundamental que as pessoas tenham orgulho do jeito que se tratam, do ponto de vista físico, psíquico e espiritual: é um tripé.

RG: Você é orgulhoso?

LC: Mega orgulhoso!

Serviço:
Lançamento: Reinventando a si mesmo – Uma provocação autobiográfica
Data: 18 de junho (terça-feira), às 19h
Livraria Travessa, Av. Afrânio de Melo Franco 290, loja 205 – Leblon
Telefone: (21) 3138-9600
Preço do livro: R$34,90, 208 páginas

Data: 26 de junho (quarta-feira), horário a confirmar
Livraria Cultura, Av. Paulista 2073 – Bela Vista
Telefone: (11) 3170-4033
facebook.com/reinventandoasimesmo | instagram.com/reinventandoasimesmo | twitter.com/calainho

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024