Top

Come-se como?

As macrotendências da gastronomia estão à mesa. Pop-up restaurantes, food trucks e mais. Prove!

Por Kelly Lobos

Em 2012, as tendências da moda foram as feiras de rua com comida gourmet (deu overbooking na Virada Cultural em São Paulo, lembra?) e a onda dos chefs cozinhando em espaços públicos. O mercado adorou, o público agradeceu. Neste ano, mais formas de comer prometem ganhar destaque. E aqui listamos o que já começou a pipocar lá fora: supperclubs, pop-up restaurants e food trucks. Conheça melhor as nossas apostas!

01. SUPPERCLUBS
Os londrinos – sempre eles – batizaram o formato. Trata-se de jantares em lugares nada óbvios: na casa de alguém, em um galpão, em um barco… A ideia é fazer do ambiente parte da atração e reunir quem busca boa comida e boa música. Conteúdo sofisticado sem afetação. Embalados por trilhas sonoras variadas, os participantes em geral não se conhecem. Os lugares são não oficiais e os eventos, assim como os menus completos, são anunciados e compartilhados pelo Facebook, Instagram, blogs e outras redes. De Londres, os supperclubs foram para cidades como Los Angeles, Amsterdã, São Francisco e Istambul. Como o A Razor, A Shiny Knife, dos chefs Michael Cirino e Daniel Castaño (foto grande), que já fizeram jantares até no metrô de NY (ao lado). Agora, o formato chegou por aqui: um dos bons exemplos é o “Fechado para Jantar”, do chef Raphael Despirite.

Se convidarem, vá.

02. POP-UP RESTAURANTS
São restaurantes temporários. O próprio nome remete a algo espontâneo, que aparece repentinamente e tem data para acabar. E acaba. Boa oportunidade para apresentar novos produtos, o trabalho de um cozinheiro ou reunir diversos chefs, assinando o cardápio. Com a localização, o menu, os custos e o tempo de funcionamento predeterminados, a criatividade sai ganhando, e o público também.

03. FOOD TRUCKS
Caminhões que contam com estrutura profissional de cozinha. Essa evolução natural da (amada e respeitada) comida de rua ainda não chegou por aqui. Ainda levamos um banho de países como EUA e Inglaterra, onde come-se frutos do mar, comida mexicana, carnes assadas, kebabs, crepes e massas, tudo no caminhão. Eles vão para todos os lugares: megaeventos, feiras livres, na frente da praça… em São Francisco, na Califórnia, tem até encontro de food trucks: uma vez por semana mais de 20 “restaurant on wheels” se reúnem ali na Marina Boulevard, em Fort Mason. Com investimentos e se a legislação colaborar, nossa boa safra de cozinheiros vai ganhar mais um espaço para entrar em ação. Imagina (que bom) na Copa!

E, ai? Vai provar qual?

Mais de Cultura