Top

Ricardo Castro: expo em NY

O artista plástico Ricardo Castro apresenta a exposição, “Abravana Nova Yorkque”, na cidade americana, hoje

por Jeff Ares

Ricardo Castro, o artista plástico que temos em alta conta, apresenta hoje a exposição “Abravana Nova Yorkque”, na galeria Temp Art Space (http://tempartspace.com).

Entre os trabalhos, “Being Green “, um híbrido entre instalação, performance e vídeo, que será realizado em 2 etapas. “Num primeiro momento, uma instalação criada para receber a ação dos visitantes no dia da abertura da exposição, assumindo-os como parte da obra e agentes transformadores do espaço”, conta Ricardo, na melhor tradição ligiaclarckiana. “A instalação parte da junção de 2 planos, piso e parede, que configuram uma área onde estarão dispostos alguns elementos como: escada, banquetas, gancho, volumes que possibilitam variadas formas de relação entre corpo e espaço. Depois de estabelecida essa espacialidade, serão agregados alguns objetos para instigar (estimular) a ação participativa do visitante:  tecidos, pedaços de madeira, recortes de papel e adesivo, maquiagens e peças de roupa. O objetivo é proporcionar uma investigação corporal como condição de realização da própria obra, através do manuseio dos objetos possibilitando integração entre corpo/instalação. Tanto o espaço, quanto os volumes e parte dos objetos estarão pintados na cor verde, totalizando um cromaqui”. Tipo um desbunde, bundalelê. Todo o processo será articulado e registrado pelo artista. Em um segundo momento, o registro em vídeo passará por um processo de edição, em que o cromaqui é substituído por padrões de cor em movimento. “O resultado é a criação de uma imagem que revela, de forma abstrata e mágica, a geometria que sustenta (compõe) nossas relações”, teoriza Ricardo, com a varinha de condão que lhe é peculiar. “A diluição dos corpos no frenesi de cores proporciona um resedenho figurativo. Essa visão abre ao observador a possibilidade de perceber o corpo sobre uma outra materialidade, assim como abre para a percepção de um novo prisma de relações”.

Ricardo pede pra gente contar do apoio da Galeria Nacional, das meninas da Amapô, do Dudu Bertholini. Todos citados. Boa sorte, muita cor, e abravana!

“Abravana Nova Yorkque”,

na galeria Temp Art Space

Abertura: hoje, 10.05, para convidados

Mais de Cultura