Top

Manifesto Concreto

Há um ano, RG profetizou o sucesso da Casa Juisi Phosphorus comemorado neste mês com três dias de festa!

Foi em dezembro do ano passado que RG contou, em primeira mão, sobre a abertura da Casa Juisi Phosphorus iniciativa, artística de Maria Montero e Simone Prokopp. Nestes 12 meses, o casarão da Rua Roberto Simonsen cumpriu seu papel e ganhou vida através das exposições, intervenções, encontros e investigações que ocorreram por lá.

Três dias de festa celebram a data que marca o início desta empreitada artsy. Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, várias atividades tomam conta do espaço: uma venda especial da Casa Juici Phosphorus, o projeto de Simone, uma versão abrasileirada do tradicional “Animation Karaokê Battle”, comidinhas delícia e, claro, uma peregrinação desbravando os renovados escombros artísticos.

Nas palavras do nosso diretor de redação, Jeff Ares, os detalhes do projeto da casa na edição de novembro do ano passado.

Tudo estanque, certinho. O circuito de artes anda corporativo, de gravata borboleta, sufocando a poesia. Artista quer ser livre, mas esbarra na métrica da exposição, na cafonice do “vernissage”, na maneira antiga de comercializar sua obra. Tem uma ideia mercantil a discutir, novas formas de criar a descobrir. Tem uma vontade 70 de revolver a terra. Um movimento de gente deste tempo, interessada em trocas, no coletivo. Desse bando sobressai uma ativista, Maria Montero, historiadora, crítica e curadora de arte que abriu as portas de um casarão antiquíssimo no centro de São Paulo para ativar um “espaço de ocupação, feito para receber energia criativa, exposições, residências, encontros, investigações”. A casa, sede do primeiro cartório da cidade, na primeira rua do município, data de 1645. Está em frangalhos, mas vai ganhando forma e vida, numa dessas ações entre amigos. É um achado de Simone Prokopp, a comparsa, que vai instalar em parte dali um centro de pesquisa de moda para produções de cinema e TV. Vendas especiais também estão previstas, já que a moça é dona do brechó Juisi by Licquor. Sim, money talks, porque de vento não se vive. A Lei Rouanet deve prover parte  do vil metal para os projetos de Maria, que espera criar solo fértil para artistas e “construir não uma galeria, mas uma obra literária”. A casa é um manifesto. Entre gritando.

Serviço:
30635766
facebook.com/casajuisiphosphorus
Rua Roberto Simonsen, 108 – Sé /Centro Histórico de São Paulo

Mais de Cultura