Top

Brasil > MoMa

RG já sabe dos planos de um dos maiores museus para o nosso país. Chega mais

Nessa quinta-feira (18.10), saiu a lista da ArtReview com os mais influentes no mundo das artes e, não a toa, constava o nome de três brasileiros lá (quem? Descubra aqui )

No mesmo dia, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), um dos mais bem conceituados do mundo, promoveu um coquetel para os principais players da indústria de turismo brasileira na 30ª Bienal de Arte, no Parque do Ibirapuera.

O motivo? “Estreitar o relacionamento com o Brasil, país com que nos relacionamos há muito tempo, desde a exposição das obras de Portinari às últimas exibições de Vik Muniz e dos Irmãos Campana. Cada ano que passa recebemos mais e mais brasileiros no museu e vocês também são muito ativos em nossas redes sociais – são 1.300 membros, 300 mil leitores e 52 mil fãs no Facebook”, contou para RG Kim Mitchel, diretora de comunicação do museu.

Kim veio divulgar também as ações voltadas para nós, moradores desses trópicos, tais como guias que falam português, cursos on line e a possibilidade de fazer um tour com um grupo fechado depois do museu fechado (!).

Falando em tour no museu, a diretora de comunicação também contou para RG as próximas atrações que rolarão por lá. Para citar só algumas, o famoso quadro de Edvard Munch, “O Grito”, fica exposto até o final de abril do ano que vem; uma mostra super bacana sobre a invenção da arte abstrata com quadros de 1910–1925 tem início 23 de dezembro e vai até meados de abril; no mesmo mês também inaugura a instalação de Christian Marclay – The Clock. Essa terá o museu aberto durante 24h no primeiro dia de exibição e fica em cartaz até janeiro. Por fim, para comemorar os 50 anos dos Rolling Stones, uma mostra inédita do making of do doc Shine a Ligh dirigido por Martin Scorsese, que retrata a performance dos caras no Beacon Theatre como parte da “A Bigger Bang Tour”. Ufa!

E não é só isso: as ambições do MoMa com relação ao nosso país vão mais além. Ano que vem podemos esperar um intercâmbio cultural com uma expo de Cindy Sherman na Pinacoteca de São Paulo e outra de Lyga Clark lá na sede deles.

Go, Brasil!

Mais de Cultura