Top

Hamlet rockabilly @RG

Um papo exclusivo com Thiago Lacerda, que estreia seu primeiro Shakespeare nos palcos

Por Maíra Goldschmidt

Para encarar seu primeiro Shakespeare nos palcos, Thiago Lacerda improvisou um rito de passagem. Com direito a tesoura. “Comecei a pensar no que seria o cabelo e decidi que eu mesmo deveria cortá-lo, como um desapego estético e espiritual”, divide o carioca (agora de madeixas rockabilly) que interpretará o príncipe Hamlet  sob direção de Ron Daniels, diretor honorário da Royal Shakespeare Company, de Nova York. Entre um ensaio e outro, e recuperando-se de uma gripe, o ator conversou com RG.

RG: Hamlet ou Calígula?
Thiago Lacerda: Calígula, a peça do Camus, talvez não tivesse sido escrita se não houvesse Hamlet.

RG: O que podemos esperar desse novo Hamlet?
Thiago Lacerda: É algo que ninguém nunca viu! O Ron (Daniels, o diretor) não tem necessidade de ambientar a história em uma época, então figurino e texto são muito simples, como é a maneira com que ele encara a obra de Shakespeare.

RG: Tem caveira nessa peça?
Thiago Lacerda:
Tudo é possível.

RG: Ser ou não ser é uma questão pra você?
Thiago Lacerda:
É uma questão muito profunda…

RG: Como surgiu a peça na sua vida?
Thiago Lacerda:
Fui convidado pelo Ruy Cortez, aceitei de imediato. Nunca pensei que fosse fazer Hamlet. Até pensava em montar um texto de Shakespeare, talvez Macbeth ou outro personagem, não Hamlet. Mas a oportunidade é única, o Ron é uma figura muito importante.

RG: O que há de diferente nessa direção?
Thiago Lacerda:
Nesses meus 14 anos de carreira já trabalhei com vários diretores. O que me impressiona no trabalho do Ron é a solidez do argumento sobre a obra. Como ele viveu mais de 30 anos na Royal Shakespeare, tem material de estudo. Ele faz os atores caminharem em direção às  ideias do Shakespeare de uma forma simples, amável, prazerosa. É um desafio para o ator, a gente precisa investigar a história dos personagens. Eu fico ensaiando das dez às dez, de segunda a sexta. É um mergulho completo, um processo longo, cansativo, dolorosa, mas gratificante.

RG: Como estão seus planos para o ano que vem? Vem novela por aí?
Thiago Lacerda:
Por enquanto estou focado nesse trabalho. É preciso silêncio depois de Hamlet.

Em tempo: Hamlet estreia nesta sexta-feira (19.10), no teatro Tuca, em Perdizes, São Paulo. A peça fica em cartaz até 16 de dezembro.

Mais de