Top

O Palhaço: rumo ao Oscar

Filme de Selton Mello vai concorrer a uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Estrangeiro

Por Jeff Ares

“Muita alegria ver um filme impregnado de poesia e delicadeza ser o representante brasileiro na corrida por uma vaga no Oscar 2013.Me sinto honrado com a escolha e agora é trabalhar para tentar ir mais longe.” A frase é de Selton Mello para RG depois de saber que seu filme vai concorrer a uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.

Já assistiu a O Palhaço? Pois deve, é bem fofo, dá até pra dar uma choradinha. O filme, que marca a estreia de Selton Mello na direção de um longa, acaba de ser escolhido como o indicado brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, na 85ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences. O Palhaço ganhou a parada entre 15 títulos, entre eles Heleno, Xingu e Paraísos Artificiais. A escolha foi feita na manhã desta quinta-feira (20) pela Comissão Especial de Seleção, formada por Ana Paula Dourado Santana, Ana Luiza Azevedo, Andre Sturm, Carlos Eduardo Rodrigues, Flávio Tambellini, George Torquato Firmeza, José Geraldo Couto e Lauro Escorel.

O filme é bem a cara da Academia; é delicado, tem criança, discute a relação entre pai e filho, tem uma direção de arte (do Claudio Amaral Peixoto) primorosa, uma trilha incrível do Plínio Profeta. Os atores são muito afinados, num tom correto. Paulo José é uma entidade na tela, e Selton um grande ator, o máximo no mínimo.

Quem sabe leva, né? Mas já vale o incentivo.

Mais de Cultura