Top

Rose Klabin: exposição em Londres

A artista plástica brasileira acaba de abrir série política em galeria londrina

por Jeff Ares

Na RG de maio, antecipamos a primeira exposição da artista plástica Rose Klabin em Londres. Lá da terra da rainha, recebemos umas imagens da exposição, que movimentou turma artsy local, curadores, artistas e tal, tipo a diretora da Saatchi and Saatchi (a galeria, you know), o curador do departamento de fotografia da Sotheby’s, a diretora de arte contemporânea da Christie’s, o consultor de arte do Príncipe Harry. Gente da pesada, porque o trabalho é consistente. Sobre ele, eu fiz um texto, que você pode ter lido na revista. Senão, dá uma espiada aqui. Se estiver por Londres, dá uma olhada na exposição. E fique de olho no trabalho da artista.

Rose Klabin tem uma mente política, é interessada em entender, analisar, reinterpretar. Sua maneira de ver o mundo é colocada num display e nós, como espectadores, somos convidados a interagir com suas obras, dissecá-las e nos envolver nas verdades que tentam desenterrar”. Quem resume é Agnes Gund, presidente emérita e chairman do conselho internacional do MoMA de Nova York. Sob o peso destas aspas, contamos que a artista plástica brasileira abre sua primeira exposição em Londres, na Wilmotte Gallery. “Rise & Fall” é o resultado de uma incursão da artista pelos rincões sulistas da “América”, com os olhos voltados para indícios visuais do colapso econômico americano. Durante a road trip, foram produzidas mais de 5 mil imagens de casas abandonadas, fantasmagóricas alegorias da crise imobiliária que ruiu o mercado financeiro daquele país. De volta ao Brasil, Rose documentou o outro lado da moeda: o boom da construção civil paulistana, símbolo da euforia desenvolvimentista de uma nação em franca construção. O trabalho de Rose existe na sobreposição das realidades contrastantes, recortes de ironia da selvageria capitalista. As imagens são impressas em material usado na construção civil ganham tintas fortes, tão despropositadas quanto a noção de que, num domingo qualquer, uma nova ordem econômica mundial poderia irromper no horizonte, futuro de um mapa de riquezas dessacralizado. A reconstrução da realidade.

“Rise & Fall”
Wilmotte Gallery, Lichfield Studios: 133 Oxford Gardens London, W10 6NE. De 31 de maio a 13 de julho. www.tristanhoare.com

Mais de Cultura