Top

O Haiti é aqui

Carolina Bittencourt conta sua experiência no país antes e depois do terremoto

A edição de março da RG trouxe o relato da modelo Carolina Bittencourt no Haiti, país natal de seu marido Cedrick Roche. Bom, melhor não estragar a leitura de vocês; é só ler abaixo o texto na íntegra!

Em 2006, eu e meu marido, o haitiano Cedrick Roche, criamos a ONG LakayPam. Trabalhamos com o propósito de amparar organizações haitianas para criar um futuro melhor para as crianças daquele país. Hoje, patrocinamos uma escola e dois orfanatos, com 450, 50 e 20 crianças, respectivamente.

Em 12 de janeiro de 2010, o Haiti sofreu umas das maiores tragédias naturais  de sua história. Minha filha, Olivia, nasceu a duas horas do terremoto, uma coincidência que estreitou ainda mais minha ligação com o país. Passamos o último Natal e o réveillon por lá, junto à família do meu marido. Pude sentir que pessoas de todo o mundo estão voltando a olhar para um lugar cheio de oportunidades, com sede de se reerguer. O ator Sean Penn mora no Haiti desde o terremoto. Oprah Winfrey ajudou o país em inúmeras ocasiões, e de muitas formas. Donna Karan fotografou sua campanha em Port-au-Prince. A top Coco Rocha é porta-voz da nossa ONG. Ao lado de outra modelo, Behati Prinsloo, ela participou de nosso primeiro documentário, Letter’s to Haiti, entregando cartas para as crianças, escritas por pessoas de diferentes partes do mundo, ideia que inspirou o filme.

Tal qual no Brasil, o futebol é uma paixão daquele país. O grande sonho de um garoto haitiano é jogar num time brasileiro ou conhecer um atleta como o nosso Ronaldo, por exemplo. Numa parceria com a Fondaps, organização que educa crianças através do esporte (que em 2011 recebeu o prêmio CNN’s Heroes), estamos construindo uma escolinha de futebol. Os atletas de maior destaque poderão morar na escolinha, e serão treinados para competir a nível internacional. Outro projeto da LakayPam é o reflorestamento de áreas desmatadas; plantaremos, até o meio deste ano, cerca de 100 mil árvores, com a ajuda de agricultores locais, amigos e de todas as crianças que fazem parte dos nossos programas. Queremos que cada uma delas tenha uma árvore para cuidar e chamar de sua. Além disso, trabalhamos para melhorar as relações bilaterais entre Brasil e o Haiti, que se dão através da parceria com o exército e o embaixador brasileiros. A LakayPam vem crescendo a cada dia, e me sinto muito feliz por ter o apoio de amigos que acreditam no nosso trabalho, desde o começo.

Giovanni Bianco desenvolveu a identidade visual e o logo da ONG. Osklen, Narciso Rodriguez e a Proctor & Gamble nos apoiam. Lionel Messi, Thierry Henry, Ronaldinho Gaúcho, Fabiana Saba, Luciana Curtis, Raquel Zimmermann, Alessandra Ambrósio e Isabeli Fontana são indispensáveis para que a gente possa continuar fazendo a diferença e mudando a vida dessas crianças, dando-lhes a chance de construir um futuro melhor.

Seis anos depois, este é o resultado de um grande sonho.
Mais de Carolina Bittencourt aqui: http://boutiquemc.com

Mais de