Top

Arte now!

Novo livro traça panorama da pintura contemporânea brasileira da atualidade

Por Luiza Souza

Para quem gosta, trabalha ou coleciona arte, o livro “Pintura Brasileira Séc XXI” publicação da editora Cobogó, é o novo “tem que ter” na mesa da sala. Trata-se de uma compilação dos artistas que fazem parte do panorama da cena atual artística.

Enquanto galerias, museus e editoras muitas vezes preferem fazer livros que falam só de um artista, a editora carioca retratou a produção de um grupo, dando mais força para a arte brasileira mundo afora. Tem mais: para quem está começando a se envolver com arte – jovens colecionadores, por exemplo – o livro é certeiro, já que funciona como uma cartilha do que de melhor está acontecendo nesse quesito, na atualidade.

Nas páginas de “Pintura Brasileira Séc XXI”, são mostrados trabalhos de artistas consagrados como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Paulo Pasta, Luiz Zerbini junto com produções de jovens artistas que têm feito a arte brasileira pulsar. Gente como Ana Prata, Mariana Serri, Thiago Martins de Melo, Lucas Arruda, Marina Rheingantz, Ana Elisa Egreja, Rodolpho Parigi, Paulo Nimer PJota e Patricia Leite.

No total, são apresentados 160 obras de 33 artistas nacionais selecionados e organizados por Isabel Diegues e Frederico Coelho, mais textos dos críticos José Bento Ferreira e Tiago Mesquita.

Já dá para encontrar a publicação nas livrarias paulistanas. No Rio, o lançamento acontece no dia 17, na Casa de Cultura Laura Alvim, com debate dos artistas Bruno Dunley, Eduardo Berliner e Gisele Camargo.

“Pintura Brasileira Séc XXI”
Editora Cobogó, R$ 160

Mais de Cultura